27/10/2004 - 16h46
Conheça o nanico "Homem de Flores", uma espécie desconhecida da humanidade
Da Redação
| AFP |
 |
Cientista exibe crânio do minúsculo Flores (à esq.) ao lado de um crânio humano
|
Há vida em outros planetas? E depois da morte? Quantos grãos de areia há na praia de Ipanema? Onde está - e como era - o elo perdido?
Existem muitos mistérios. Mas existe também o Editor do UOL Tablóide, jornalista destemido que está atrás de todos eles para trazer as soluções ao amigo internauta - um enigma de cada vez, porque eles não são fáceis.
E o enigma desta quarta-feira, 27 de outubro (anote esta data!), envolve antropologia. Britânicos anunciaram terem encontrado ossos de um minúsculo hominídeo que representa um galho da árvore genealógica humana, segundo artigo que será publicado nesta quinta-feira no semanário científico britânico "Nature".
Os restos do
Homo floresiensis encontrados numa caverna na ilha Flores (Indonésia) pertencem a uma mulher adulta de 1 metro de altura, com o cérebro do tamanho do de um chimpanzé. A espécie tem diferenças significativas em relação ao ser humano moderno.
Acredita-se que ele seja uma extinta ramificação asiática do
Homo erectus, precursores do
Homo sapiens, como é chamado anatomicamente o homem moderno. Mas ele era tão dramaticamente diferente tanto do
Homo erectus ou do
Homo sapiens que deveria ser classificado como uma espécie separada do gênero
Homo.
Tamanho é documento?O "Homem de Flores" media apenas cerca de um metro de altura e seu cérebro, apenas 380 centímetros cúbicos, um quarto do cérebro do homem moderno. Ele é o menor entre as 10 espécies conhecidas do gênero Homo, hominídeo que surgiu na África cerca de 2,5 milhões de anos atrás.
O menor homem de que se tem notícia, segundo o livro "Guinness", é o indiano Gul Mohammed, com 57 centímetros. Só por curiosidade: o maior homem do mundo, segundo a mesma fonte, foi o norte-americano Robert P. Wadlow, com 2,72m.
Ilhas FloresA descoberta das ilhas Flores inclui o crânio, um fêmur e uma tíbia, além de fragmentos de vértebras de um indivíduo, aparentemente uma fêmea, e o pré-molar de outro. Eles foram desenterrados do solo de uma caverna em Liang Bua, no meio das ilhas Flores, onde antropólogos amadores começaram a fazer escavações em 1965.
Explicação geográfica: a ilha Flores fica entre os mares Flores e Sawu, na Indonésia, próximo do Timor Leste. Se o "Homem de Flores" é minúsculo, a ilha não é tão pequena assim - tem até aeroporto, em Maumere, além de uma estrada que liga a ilha de leste (Larantuka) a oeste (Labuhanbajo).
Há vida em outros planetas? E depois da morte? Quantos grãos de areia há na praia de Ipanema? Onde está - e como era - o elo perdido? Aguarde as respostas aqui no UOL Tablóide - mas sem pressa, OK?
Dúvidas de antropologia, sociologia, física quântica ou filosofia pré-socrática? Visite o
blog e o
fotoblog do Editor do UOL Tablóide.
Fontes:
AFP e
Reuters