Topo

Mexicana eleita nos EUA, nova Miss Universo é confrontada sobre lei anti-imigração do Arizona

A mexicana Jimena Navarrete desfila no concurso em que foi eleita Miss Universo 2010 - Paul Buck/EFE
A mexicana Jimena Navarrete desfila no concurso em que foi eleita Miss Universo 2010 Imagem: Paul Buck/EFE

Pedro Cirne<br>Do UOL Tabloide

Em Las Vegas (EUA)

24/08/2010 04h56

A mexicana Jimena Navarrete mal assumiu a coroa de Miss Universo 2010 (veja aqui como foi a conquista) e já teve uma amostra de que seu reinado pode não ser apenas dar tchauzinho para fotógrafos. Na primeira entrevista que concedeu, a mexicana foi questionada duas vezes sobre a polêmica nova lei de controle da imigração no Arizona. A sede do Miss Universo 2010 foi Las Vegas, que fica em Nevada, Estado vizinho ao Arizona - a polêmica envolvendo a lei teve repercussão nacional, levando até a oposição a acusar o governo Barack Obama de "conspirar" para dar cidadania a ilegais.

A nova legislação do Arizona, sancionada pela governadora Jan Brewer, institui, entre outras coisas, a exigência de que imigrantes tenham sempre à mão documentos que comprovem status legal; permite a detenção sem mandado de suspeitos de ter cometido crime passível de deportação; e exige que policiais chequem o status de pessoas após qualquer infração em caso de "suspeita razoável". A ausência de definição para "suspeita razoável" é o ponto mais controverso da lei, pois levanta temores de perseguição a latinos. Uma juíza federal suspendeu parte da lei; o governo do Arizona recorreu, e a Justiça dos Estados Unidos marcou para novembro a audiência para apreciar o recurso.

"Todos os países têm direito a ter suas leis de imigração", respondeu a nova Miss Universo na segunda vez em que foi questionada sobre o tema. "Todos os mexicanos e latinos que moram e trabalham nos Estados Unidos estão lutando por uma vida melhor. É importante respeitar os direitos humanos." A mexicana foi aplaudida por boa parte da imprensa presente - parte dela, de origem latina.

A primeira resposta de Jimena havia sido "meu trabalho é promover meu país e meu povo, mas há regras que devo seguir".