Topo

Muçulmanos radicais tentam impedir disputa de Miss Mundo na Indonésia

Do UOL, em São Paulo

03/09/2013 16h44

Um protesto liderado por um grupo de muçulmanos radicais da Indonésia pediu nesta terça-feira (3) o cancelamento do concurso Miss Mundo, que está programado para acontecer neste final de semana em Bali.

Cerca de 200 integrantes de grupos radicais muçulmanos participaram do protesto. Eles levavam cartazes com frases como "rejeite o Miss Mundo que explora as mulheres" e "Vá para o inferno, Miss Mundo". Eles também gritavam "Allah akbar" (Deus é grande), na parte externa do prédio MNC Tower, onde será realizado o evento.

Aproximadamente 300 policiais faziam a segurança do local.

Algumas candidatas já estão no local para participar do concurso.

Na semana passada, o Conselho de Ulemás da Indonésia, o grupo de clérigos mais influente do país, pediu que o governo cancelasse o evento porque "a exposição do corpo da mulher em tal tipo de competição viola os ensinamentos islâmicos".

Os organizadores já haviam concordado em cortar a disputa em trajes de banho e devem fazer as candidatas desfilarem em sarongues (espécie de saia) mais conservadoras.

Julia Morley, da organização do Miss Mundo, confirmou que nenhuma competidora vai vestir biquíni. (Com Associated Press)