Topo

Tabloide

Em livro, missólogo conta bastidores e como transformou babá em Miss Brasil

Capa do livro "Universo Miss", de Evandro Hazzy - Divulgação
Capa do livro "Universo Miss", de Evandro Hazzy Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

21/05/2014 06h00

Evandro Hazzy é um missólogo bastante conhecido no mundo dos concursos de beleza. Das beldades gaúchas preparadas por ele, oito venceram o Miss Brasil Universo, um recorde que lhe rendeu o convite para ser o coordenador técnico do certame desde 2013.

E foi pensando nisso que o criticado e polêmico missólogo resolveu contar as fofocas e bastidores do mundo dos concursos no livro "Universo Miss", que será lançado no dia 30 de junho em São Paulo.

Ele relata a trajetória do Miss Brasil Universo, seus protagonistas e histórias de bastidores --boas ou ruins-- nunca antes reveladas. O livro tem depoimentos de lendárias misses como Ieda Maria Vargas, Adalgisa Colombo e Deise Nunes.

Um dos relatos é sobre a Miss Brasil 2008, Natália Anderle. Quando ele ainda era preparador de misses, pediu para que um de seus funcionários localizasse uma garota que viu pelo Orkut. A menina, de origem muito humilde, era babá e empregada doméstica. Evandro resolveu investir na moça e deu no que deu.

De próteses de silicone a um trabalho de oratória, a aspirante a miss passou por um intensivo treinamento até ser eleita Miss Brasil. Hoje mora em Nova York, se tornou empresária de uma grife de lingerie e é modelo.

Origem

Natural de Santa Maria (RS), o gaúcho teve na avó materna sua maior incentivadora para ingressar na indústria da beleza. Acompanhando os bastidores nos eventos gaúchos, Hazzy notou que fazia falta a presença de um profissional que orientasse e direcionasse corretamente as candidatas a miss.

Dicas sobre cabelo e maquiagem, passando pela postura corporal e o posicionamento perante o público, ele acreditava que tudo isso poderia ser incorporado à preparação da futura miss. Foi então que o gaúcho teve a ideia de lançar-se como missólogo ou preparador de misses.

Hazzy estudou moda na Faculdade Burgo, Itália, com especialização em beleza feminina na Venezuela --acompanhando de perto o trabalho do maior preparador de misses do mundo, Osmel Souza, diretor da Academia de Beleza Venezuelana, tida como a fábrica de misses, justamente por ter o maior número de vencedoras no Miss Universo.

A primeira miss a alcançar o título nacional sob a preparação de Hazzy foi a atual apresentadora da Band Renata Fan, no ano de 1999. Depois disso vieram Juliana Borges, em 2001; a ex-BBB Josiane Oliveira, 2002; Fabiane Niclotti, 2004; Rafaela Zanella, 2006; Natalia Anderle, 2008; Priscila Machado, 2011, e a recente Miss Brasil 2012 Gabriela Markus.

Além de títulos, o missólogo também acumula polêmicas na carreira. Frases de efeito como "Não existe beleza natural" e "Essa é linda, mas eu demolia e transformava num monumento", e o caso de Juliana Borges, que na época ficou conhecida como "a miss das 19 plásticas", aumentam ainda mais a curiosidade sobre os bastidores de seu trabalho.

Hazzy falou com exclusividade ao UOL e contou um pouco sobre o livro e o universo dos concursos de miss. Leia a entrevista na íntegra:

Evandro Hazzy dá dicas para candidatas do Miss Brasil 2013 - Divulgação - Divulgação
Evandro Hazzy dá dicas para candidatas do Miss Brasil 2013
Imagem: Divulgação

UOL: Quando surgiu a ideia e vontade de escrever um livro?
Evandro Hazzy:
Foi aproximadamente há 10 anos, quando acompanhei o Miss Brasil, foi o ano que venci como coordenador o evento com a gaúcha Fabiane Niclotti e a Grazi Massafera, do Paraná, ficava em terceiro lugar. Naquela noite veio a inspiração de começar a contar a história em detalhes, de como é viver neste meio, a técnica de como preparar uma miss, os bastidores, as verdades... E desde então comecei a levar sempre comigo um caderno onde relatava aos poucos , o livro "Universo Miss".

UOL: Qualquer mulher pode mesmo ser miss? Vale a máxima: não existe mulher feia, existe mulher sem produção?
Hazzy:
Existe mulher fraca de cabeça, que não sabe o que quer e o que deseja para si própria, entra no mundo miss para experimentações e ou agradar familiares... Mulher feia é um desafio para mim, aliás adoro desafios, adoro construir monumentos e levantar troféus...

UOL: Você já foi muito criticado por, há alguns anos, ser super a favor de plásticas. Como lidou/lida com isso?
Hazzy:
Lido muito bem com críticas, plásticas existem e desde que sejam feitas criteriosamente e com profissionais gabaritados, estão valendo... Quando entramos numa disputa, seja ela qual for, precisamos ser os melhores, não importa se precisarei mudar de nome para vencer, o que importa é a conscientização de fazer o máximo para chegar no topo. A medicina estética avançou muito e a tecnologia trouxe procedimentos leves e com resultados fantásticos. Outro ponto fundamental numa mulher que entra numa competição é a autoestima, a faço assimilar que é uma Brigite Bardot, mesmo sendo no imaginário, isso faz toda diferença! Ser uma diva mesmo sendo uma bijuteria, que transformarei num brilhante.

UOL: Ainda é a favor de plásticas ou prefere, hoje em dia, trabalhar com a beleza natural da mulher? De que forma?
Hazzy:
Depende do caso e da mulher, hoje sou meio termo, caso necessário, por que não usar? Mas óbvio que a beleza natural ajuda, mas nada adianta ter o potencial sem ter a perfeição.

UOL: Quais os passos mais importantes na preparação de uma miss?
Hazzy:
Primeiro, a conscientização, ter a certeza do que ela deseja e onde quer chegar. Se está fazendo algo com a alma, depois começamos a construção da imagem (interior e exterior), diversas aulas com profissionais de passarela, postura, dicção e oratória, nutricionista, personal, danças, tudo supervisionado por mim.

UOL: As três características essenciais para uma Miss Brasil?
Hazzy:
Beleza, disciplina e atitude.

Tabloide