Topo

'Deixei o nome do nosso país entre os melhores', diz Miss Mundo Brasil 2014

A gaúcha Julia Gama ficou entre as top 10 e ganhou prêmio de projetos sociais - Divulgação/MMB
A gaúcha Julia Gama ficou entre as top 10 e ganhou prêmio de projetos sociais Imagem: Divulgação/MMB

Maria Carolina Abe e Gustavo Maia

Do UOL, em São Paulo e no Rio

15/12/2014 06h00

Ela ficou entre as dez mulheres mais bonitas do planeta e ainda ganhou prêmio de projetos sociais. “Não estou cabendo em mim de alegria por ter conseguido classificar o Brasil entre os dez melhores e ter feito bonito!”, conta Julia Gama, 21, a representante do país no Miss Mundo 2014.

A final do concurso foi neste domingo (14) em Londres, na Inglaterra, e coroou a candidata da África do Sul, Rolene Strauss.

A gaúcha ficou entre as dez primeiras colocadas, mas foi eliminada da disputa para as cinco primeiras. A única brasileira a ser eleita Miss Mundo foi Lúcia Petterle, em 1971.

“É claro que eu, assim como todas as outras garotas, queria vencer. Mas estou muito, muito feliz por ter alcançado o Top 10”, diz.

“Eram 125 garotas, todas lindas e bem preparadas, não foi nada fácil. Eu não faria nada diferente, tenho a consciência de que dei o meu melhor e alcancei meu objetivo de deixar o nome do nosso país entre os melhores.”

Para ela, o resultado final foi “justo”, já que fãs e especialistas apontavam a Miss África do Sul como favorita. “Ela realmente se esforçou e se destacou”, diz Julia.

Vitória com projeto contra a hanseníase

A brasileira foi escolhida uma das cinco vencedoras do prêmio "Beleza com Propósito", ao lado das candidatas da Índia, Indonésia, Guiana e do Quênia, em um empate sem precedentes no concurso.

A brasileira representou o projeto "Todos contra a Hanseníase", iniciado em 2012 com a então Miss Mundo Brasil, a carioca Mariana Notarângelo, em parceria com a ONG Morhan. A ideia do projeto é levar a comunidades carentes informações sobre a doença, incluindo diagnóstico, prevenção e cura.

“Esse é meu motivo de maior orgulho: destacar esse projeto tão nobre que é a busca da erradicação da hanseníase do Brasil, uma doença tão antiga”, afirma.

Agora, o projeto ganhou US$ 10 mil de investimento e a visita da Miss Mundo 2014, para promoção e arrecadação de mais fundos.

Festa com as misses e Natal com a família

No curto prazo, Julia diz que vai comemorar. “Teremos uma festa de encerramento agora e vamos celebrar essa colocação”.

Depois, ela volta para o Brasil e deve passar o Natal junto com a família. “Ainda tenho que cumprir meu reinado, todos os compromissos, agenda e passar a coroa. Depois disso é que vou me planejar no longo prazo.”