Topo

Bogotá não quer mais ser sede do Miss Universo após comentários de Trump

Paulina Vega, a Miss Universo 2014, é colombiana - Rhona Wise/EFE
Paulina Vega, a Miss Universo 2014, é colombiana Imagem: Rhona Wise/EFE

Em Bogotá

30/06/2015 22h32

A capital da Colômbia anunciou nesta terça-feira (30) a retirada de sua candidatura para ser sede do Miss Universo 2015 devido aos comentários preconceituosos do dono da franquia do concurso, Donald Trump.

Segundo a diretora geral do Instituto Distrital de Turismo de Bogotá (IDT), Tatiana Piñeros, a decisão foi tomada após a divulgação de declarações de Trump, pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, que a funcionária qualificou de "xenófobas e discriminatórias" contra a comunidade latina nesse país.

"Em vista das declarações do dono do concurso, Donald Trump, que são xenófobas e discriminatórias, decidimos retirar perante a organização do concurso a candidatura como sede do Miss Universo que foi apresentada em março do presente ano", declarou a funcionária.

Na edição anterior do Miss Universo, realizada em Miami, a vencedora foi a colombiana Paulina Vega.

A sede da próxima edição, que deve acontecer no final deste ano, ainda não foi definida pelos organizadores.

Piñeros assegurou que, assim como os mexicanos vivem hoje esta discriminação, os colombianos podem sofrê-la no futuro e sugeriu que o multimilionário apresente desculpas "profundas e sérias".

"Hoje são pelos mexicanos, amanhã poderá ser pelos colombianos e assim em geral por todos os latinos, então nós vamos desistir da postulação de Bogotá", acrescentou Piñeros.

Esta reação se soma às de redes de televisão como Univisión e Televisa, e também da americana NBC, de desvincular-se dos negócios de Trump.