Topo

Tabloide

Antigos egípcios já usavam gel para cabelo, diz estudo

Do UOL Notícias <br> Em São Paulo

30/08/2011 15h04

Se você considera a vaidade uma praga, talvez o Egito tenha algo a ver com isso. É que, segundo estudo divulgado recentemente no periódico "Journal of Archaeological Science", e relatado no site LiveScience, os antigos egípcios se preocupavam com seus cabelos já no ano 300 a.C.

Como naquele período a indústria de cosméticos ainda não havia criado os vendedores que iam de porta em porta, o jeito era improvisar. Os cabelos eram preservados sedosos para o além-vida com uma espécie de gel à base de gordura, de acordo com os pesquisadores da Universidade de Manchester, no Reino Unido.

"A aparência pessoal era tão importante para os antigos egípcios que, em alguns casos, o processo de embalsamamento foi adaptado para preservar o estilo de cabelo", afirma o relatório. Para a pesquisa, foram analisados microscopicamente os cabelos de 18 múmias, sendo 15 de um cemitério deserto e três de procedência desconhecida, emprestadas de museus.

Em nove das múmias, os estudiosos identificaram algum tipo de substância que protegia o cabelo. Análises subsequentes revelaram tratar-se de ácidos graxos de vegetais e de origem animal.

Ou seja, pelo visto não era dos carecas que os deuses gostavam mais.

Tabloide