Topo

Tabloide

Vila francesa considerada à prova de apocalipse avisa: NÃO HÁ VAGAS

Jean-Pierre Delord, prefeito do vilarejo, mostra a entrada do vilarejo e avisa: sumam! Xô, xô - AFP PHOTO / PASCAL PAVAN
Jean-Pierre Delord, prefeito do vilarejo, mostra a entrada do vilarejo e avisa: sumam! Xô, xô Imagem: AFP PHOTO / PASCAL PAVAN

Do UOL, em São Paulo

06/12/2012 17h07

Os adeptos das teorias apocalípticas vinculadas ao suposto fim do mundo de acordo com o calendário maia estão convencidos de que o pico Bugarach, uma montanha de 1.231 metros situada no sul da França, escapará da catástrofe que ocorrerá na Terra no dia 21 de dezembro.

Ninguém sabe onde surgiu a teoria que circula pelas páginas da internet de todo planeta, mas o interesse que despertou entre diversas pessoas transformou a vida da pequena aldeia situada aos pés dessa montanha, onde vivem 188 pessoas.

"Não sei quantas pessoas virão para cá. Tenho que comprar uma bola de cristal para poder prever", brinca o prefeito da cidade, Jean-Pierre Delord, em conversa com a Agência Efe.

Delord aproveitou o momento para lançar uma mensagem clara: "Que não venham, a montanha estará fechada e fará muito frio".

As autoridades francesas, que há dois anos se preocupam com a magnitude da "farsa", decidiram proibir o acesso ao suposto refúgio apocalíptico na data assinalada para evitar problemas de ordem pública.

O "dispositivo de segurança" contará com cem agentes, entre policiais e funcionários destinados ao socorro de vítimas, mas esse contigente pode ser reforçado conforme o número de pessoas que acreditam "em um fenômeno sem forma que foi construído ao redor de rumores", explicou à imprensa o delegado do governo do departamento de Aube, Eric Freysselinard.

"Esperamos alguns iluminados, algumas pessoas que acreditam neste fim do mundo, mas em número extremamente limitado. Esperamos bem mais curiosos em quantidades impossíveis de determinar" e muitos jornalistas", detalhou o delegado.

Por sua vez, o prefeito da aldeia não teme as possíveis desordens. "Estou muito tranquilo, durmo sem soníferos. É a polícia que se preocupa com tudo isso", assegurou.

O pequeno povoado, aos pés do maciço de Corbières e dos Pirineus, tem sido objeto de teorias bizarras sobre o Santo Graal e os visigodos e o tesouro dos Templários, escondido em ruínas próximas ao Maciço Calcário.

Segundo fala o relatório de 2010 da missão francesa de luta contra as seitas, Miniviludes, "os adeptos do pico Bugarach desenvolveram diversas hipóteses ligadas às teorias apocalípticas: terremotos, tsunamis, a inversão dos pólos magnéticos, um aumento da atividade solar e a colisão com o planeta Nibiru".

Outros acreditam que a montanha, localizada a 60 quilômetros de Perpignan, servirá como pista de aterrissagem para uma nave de extraterrestres que salvará algumas pessoas escolhidas.

Os serviços regionais de turismo de Coiuza e Quillian dizem que não houve um crescente interesse turístico motivado pelo suposto apocalipse, informação que foi confirmada pelo prefeito de Bugarach, que ainda disse que os preços no setor imobiliário não subiram nos arredores da aldeia, onde é possível observar amuletos e talismãs espalhados pelo chão.

Ao contrário disso, há quem peça na internet 2,5 mil euros por barracas e tendas de campanha para serem instaladas nas florestas próximas ao refúgio ou aqueles que oferecem "bunkers" por 25 mil euros.

Também existem aqueles que decidiram limitar o investimento e obter o máximo de lucro, comercializando "autênticas pedras do pico de Bugarach" por preços que variam entre 165 e 2.950 euros. Ainda há outros que escreveram livros sobre o tema.

Além das curiosas artimanhas de uns e outros para tentar tirar dinheiro dos momentos prévios ao hipotético fim dos tempos, na França ainda é lembrado o suicídio coletivo em 1995 de 16 membros da seita da Ordem do Templo Solar, que se atearam fogo no monte Isère, perto da fronteira franco-suíça. (com informações da EFE)

E como fica sua vida caso o mundo acabe mesmo neste ano?

O tempoFecha. Não peça aumento nem divórcio 
Bancos, firmas, repartições públicasFecham. Alguém aí acha ruim?
Baratas e imitadores do Sílvio SantosTendência é de que sobrevivam
Serviços de telemarketingNão funcionarão (porque tudo tem um lado bom)
Transportes públicosNão andarão (isso, pelo menos, não muda)
Bares, restaurantes, botequins, bodegas e risca-facasAbertos até o último cliente
Paródias de Gangnam StyleDevem continuar, agora feitas por baratas
Seleção brasileiraNão jogará. Até aí, sem novidade
Estádios da CopaNão ficarão prontos a tempo
Programação da TV abertaFará você achar que o mundo acabou há muito mais tempo
Ovo de cor suspeita do boteco da esquinaConsumo liberado pelo menos neste ano
Revistas femininasMatérias sobre o look perfeito pra ser consumida por chamas
Revistas masculinasEnsaio sensual com a musa do fim do mundo
Facebook, Twitter e outros mata-serviçoTUDO fora do ar. Seu chefe curtirá isso
iPad/iPhone novo Dificilmente será lançado a tempo
GoogleBolará um doodle comemorativo referente ao fim do mundo

Tabloide