Topo

Tabloide

Rumo ao... inferno? Passageiros embarcam no voo 666 para HEL nesta sexta-feira 13

Avião da companhia finlandesa Finnair levanta voo no aeroporto de Helsinque - Seppo Sirkka/ EFE
Avião da companhia finlandesa Finnair levanta voo no aeroporto de Helsinque Imagem: Seppo Sirkka/ EFE

Do UOL, em São Paulo

13/09/2013 13h29

Para os supersticiosos, pode não ser o melhor dia para pegar o voo, mas os passageiros da Finnair que vão embarcar no voo AY666 para Helsinque (que é designado pelas três primeiras letras -- HEL -- no controle dos aeroportos) não parecem preocupados. O voo desta sexta-feira 13 está quase lotado. HEL tem grafia que lembra a palavra inglesa "hell", que significa "inferno".

"Tem sido uma piada entre os pilotos", disse o piloto da Finnair Juha-Pekka Keidasto, que comanda o Airbus A320 de Copenhague (Dinamarca) a Helsinque (Finlândia). "Não sou supersticioso. É apenas uma coincidência para mim", disse.

O voo diário AY666 acontece em uma sexta-feira 13 em duas oportunidades neste ano.

A data é considerada de má sorte em muitos países e o número 666 é associado à besta na Bíblia.

Algumas companhias aéreas, como a Scandinavian Airlines, levam esse temor a sério e não possuem a fileira 13 em suas aeronaves. No entanto, conotações negativas são relativamente um fenômeno novo em países do norte da Europa. A Finnair e outras companhias locais da Noruega e da Estônia possuem aviões com a fileira 13.

"Menos de 100 anos atrás, o número 13 não tinha esse significa negativo, isso é um fenômeno recente", disse Ulo Valk, um professor de folclore comparado da Universidade de Tartu, na Estônia.

"Há 12 horas, 12 meses, 12 apóstolos e este é um número divino. Adicione um número a mais e isso traz um certo elemento de caos", diz.

Os passageiros do voo 666 para HEL devem ter um voo tranquilo sobre o mar Báltico nesta sexta-feira.

"Devemos ter céu claro", disse Keidasto. "E se algum passageiro estiver ansioso por causa do 666, nossa tripulação ficará feliz em ajudá-lo." (Com Associated Press)

Tabloide