Topo

Tabloide

Policial canadense pede para fumar maconha durante o trabalho

O policial canadense Ronald Francis é flagrado fumando maconha durante o trabalho - Reprodução de TV/CBC
O policial canadense Ronald Francis é flagrado fumando maconha durante o trabalho Imagem: Reprodução de TV/CBC

Do UOL, em São Paulo

29/11/2013 11h24

O policial canadense Ronald Francis quer ter o direito de poder fumar maconha no trabalho. Ora, se um soldado pode tragar um cigarro normal enquanto faz uma ronda, por que ele, que tem receita médica para consumir maconha, não poderia?

Porque a Polícia Montada do Canadá quer preservar sua imagem. O cabo Francis chegou a fumar maconha uniformizado, enquanto trabalhava em Nova Brunswick, no leste do país, mas agora foi proibido por seus superiores.

Por ter consumido maconha em serviço, a Polícia Montada do Canadá deixou Francis em licença médica e confiscou seu uniforme.

Uma das primeiras vozes contrárias ao pedido do policial foi do ministro da Justiça do Canadá, Peter MacKay, que disse que uma autorização poderia dar “um mau exemplo aos canadenses”.

Francis, que sofre de estresse pós-traumático, alega que a droga alivia os sintomas associados a sua doença. Além disso, o policial diz que a maconha o deixa mais calmo e focado no serviço.

Por causa da doença, Francis trabalha em funções administrativas e não tem mais autorização para  portar uma arma. Ele afirma que fuma maconha três vezes por dia, antes das refeições. (Com agências internacionais)

Tabloide