Topo

Tabloide

Estátua super real de peladão assusta alunas nos EUA

Estátua representando um homem sonâmbulo é exibida em campus da Wellesley College, nos EUA - Steven Senne/AP
Estátua representando um homem sonâmbulo é exibida em campus da Wellesley College, nos EUA Imagem: Steven Senne/AP

Do UOL, em São Paulo

06/02/2014 12h24

Uma escultura ultrarrealista de um homem vestindo apenas cueca colocada no campus da Wellesley College, uma tradicional faculdade americana só para mulheres, assustou as alunas e os moradores locais que fizeram um abaixo-assinado para retirar a obra dali.

A estátua, chamada de "Sonâmbulo", faz parte da exibição do artista Tony Matelli no museu da faculdade em Massachusetts.

A petição foi criada online pela aluna Zoe Magid que afirma que a estátua é "inapropriaada e potencialmente prejudicial para a comunidade".

"A estátua se tornou fonte de apreensão, medo e ativou pensamentos em relação a violência sexual em vários membros de nossa comunidade", diz a petição.

A diretora do museu, Lisa Fischman, afirmou que a exibição das obras do artista Tony Matteli provoca o diálogo. "E o discurso é o cerne da educação", disse.

Segundo Fischman, a escultura foi colocada do lado de fora para gerar uma reação nas pessoas e ligá-las à exibição interna do museu.

A obra causou reações distintas entre as alunas. Bridget Schreiner afirmou que se assustou com a obra pois, a primeira vista, pensou que se tratava de uma pessoa real.

"A escultura pode gerar algum tipo de reação ruim em estudantes que já sofreram abuso sexual", disse. (Com AP)

Tabloide