Topo

Tabloide

Gorila tenta fugir de zoológico japonês! Calma... é só treinamento

Funcionário vestido de gorila participa da simulação de fuga de um animal de verdade no zoológico Ueno, em Tóquio. Mais de 150 funcionários, policiais e bombeiros participaram do exercício - Kazuhiro Nogi/AFP
Funcionário vestido de gorila participa da simulação de fuga de um animal de verdade no zoológico Ueno, em Tóquio. Mais de 150 funcionários, policiais e bombeiros participaram do exercício Imagem: Kazuhiro Nogi/AFP

Do UOL, em São Paulo

06/02/2014 20h47

Um zoológico japonês realizou um treinamento para situações de emergência em que o cenário era a fuga de um gorila de seu habitat.  A simulação foi executada nos mínimos detalhes, o que incluiu um gorila –quer dizer, um funcionário vestido com uma fantasia.

O “voluntário” recebeu as informações e tentou executar seu roteiro de fuga. Ele saiu correndo pelo zoológico, antes de ser cercado por funcionários (esses sim, devidamente uniformizados) e “sedado”.

Natsumi Uno, o funcionário vestido de gorila, diz que se esforçou para fazer do exercício uma situação bem real. “No nosso trabalho, há vezes em que precisamos capturar um animal, mas nunca seria um dos nossos colegas a ser capturado”, ele contou à rede de televisão Sky.

  • No treinamento de emergência do zoológico Ueno, em Tóquio, os funcionários ensaiaram a perseguição ao gorila fujão e depois a captura, com redes e sedativo

“Eu tentei me sentir como se fosse um animal e percebi que se ele estivesse tentando escapar, estaria muito assustado. E foi assim que eu me senti”, disse.

Mais de 150 funcionários do zoológico e mais policiais e bombeiros se juntaram para o treinamento de emergência no Zoológico Ueno, de Tóquio.

 

O diretor do zoo, Toshimitsu Doi, considerou o teste um sucesso. “É importante que nós aproveitemos oportunidades como essa para lembrar o que é preciso fazer numa situação como essa”.

Zoológico de Tóquio simula fuga de gorila

 

A instituição costuma realizar esse tipo de treinamento a cada dois anos. As simulações envolvem mais ou menos os mesmo procedimentos para segurança do público. O que muda são os “bichos fujões”: já houve testes envolvendo um rinoceronte e tigre.

O Zoológico Ueno já passou por alguns “sustos” no passado, o mais recente quando um macaco escapou de sua ala em 2010. Passada a confusão, o animal voltou para seu cantinho e ninguém saiu ferido –apenas alguns funcionários ofegantes.

Outros zoológicos japoneses também já fizeram simulações do gênero, como o de Tama, em que um funcionário vestiu-se de zebra e saiu "andando" pelo parque.

Tabloide