Topo

Tabloide

Cachorro cego tem seu próprio cão-guia

Reprodução/Daily Mail
Imagem: Reprodução/Daily Mail

Do UOL, em São Paulo

10/02/2014 19h38

Lucky é um Border terrier de dois anos que nasceu cego. A falta de visão faz com que ele esbarre em móveis, cercas e até na perna dos donos. Para sua felicidade, porém, seu pai Scruff assumiu o papel de guia e está treinando o filhote a “navegar” entre os objetos, para que ele tenha uma vida normal e saudável.

Lucky nasceu sem as retinas. No início, ele costumava se machucar ao bater em objetos, segundo Jim Leonard, que costuma tomar conta dos bichos que pertencem à sua neta adolescente Chelsea.

“Como ele não enxergava, nós ficamos muito preocupados com o tipo de vida que ele teria”, contou o aposentado escocês ao jornal britânico “Daily Mail”.

  • Lucky e o pai Scruff, que se comporta como uma verdadeiro cão-guia, mesmo sem ter tido qualquer treinamento

Leonard notou a diferença ao levar Lucky e Scruff para passear juntos. Foi aí que percebeu como o cão mais velho tomava a iniciativa de guiar o filhote e garantir que ele não se machucasse no passeio.

“É incrível a ligação que eles têm”, afirmou Jim Leonardo. “Se Lucky bate de frente com alguma coisa e chora, Scruff volta correndo para lamber sua cara. É uma maravilha de se ver”.

Após consultar uma ONG especializada em animais deficientes, a família passou a adotar alguns cuidados. Agora, Jim Leonard usa sininhos na barra de suas calças para que o cachorro saiba onde ele está. A família também aplicou produtos com cheio forte como limão em áreas da casa onde Lucky pode se machucar.

Com a ajuda do pai, Lucky tem vivido uma vida bem normal e feliz. Segundo seu dono, ele ampliou seu faro e já está desviando de objetos.

Para Elaine Pendlebury, da ONG PDSA, para animais deficientes, a ligação entre os dois cães é um caso inspirador. “É maravilhoso ver como Scruff (o pai) age como um verdadeiro cão-guia para seu companheiro e como ele cuida com carinho do filhote”.
 

Tabloide