Topo

Tabloide

Na terra de Paula Fernandes, Feiticeira do Funk quer estátua em praça pública para 'inspirar os jovens'

Feiticeira do Funk de Sete Lagoas (MG) diz que um deputado federal a prometeu uma estátua em tamanho real para ser colocada em local público - Rayder Bragon/UOL
Feiticeira do Funk de Sete Lagoas (MG) diz que um deputado federal a prometeu uma estátua em tamanho real para ser colocada em local público Imagem: Rayder Bragon/UOL

Rayder Bragon

Do UOL, em Sete Lagoas (MG)

12/02/2014 15h52

Quem diria, a possibilidade de uma estátua ser erguida para homenagear uma funkeira tem dominado as rodas de conversa na cidade de Sete Lagoas (70 km de Belo Horizonte) e opõe quem é favorável ao monumento e quem trata o assunto como uma “piada”.

Camila Aparecida Tavares de Souza, 23, que se autodenomina “Feiticeira do Funk”, contou ao UOL ter recebido a promessa da construção do objeto por um deputado federal de quem ela não revela o nome. O parlamentar teria prometido erguer a escultura em tamanho natural retratando os atributos físicos (aham) da moça, que disse ter 1,68 m de altura.

Empolgada, a jovem contou ter se encontrado, no final do mês passado, com o prefeito da cidade, na sede da administração municipal, e disse ter revelado a ele a novidade e tentado convencê-lo a encontrar um local público para a escultura.
A funkeira disse ter ouvido do prefeito Marcio Reinaldo (PP) que, nesses casos, a tramitação adequada seria a apresentação de um projeto na Câmara dos Vereadores.

A mulher afirmou merecer a homenagem por prestar trabalho voluntário em uma ONG da cidade ensinando crianças e adolescentes a dançar funk. Convenhamos, caro internauta, ela merece a homenagem, né?

Ela também vislumbra, quando da hipotética inauguração da estátua, uma maneira de incentivar outras pessoas a irem atrás dos seus sonhos.

"Isso seria para os jovens nunca desistirem dos seus sonhos e correrem atrás daquilo que querem e nunca desviarem do bom caminho. Às vezes, as crianças se espelham em algo que não é bom", disse. Camila afirmou não buscar a autopromoção com a história da estátua.

"Eu não estou me promovendo. Quem gosta do meu show vai me contratar pelo show que faço", explicou a jovem, que disse se espelhar na funkeira carioca Valesca Popozuda. Ela afirmou ainda sonhar em apresentar seu trabalho em São Paulo e no Rio de Janeiro.

A moça jurou de pé junto que não há vislumbre de dinheiro público na construção do objeto. "O deputado me pediu sigilo, mas disse que já mandou fazer a estátua. O dinheiro é dele, não é de outro lugar. Além de ele ser deputado, ele tem empresas", afirmou.

De acordo com Silviano de Souza Augusto, empresário, compositor e noivo da dançarina, a moça faz de 15 a 20 shows por mês na região, mas ele não revelou o valor do cachê cobrado. Questionada sobre as críticas que vem recebendo de parcela da população, a funkeira foi taxativa: "em vez de criticar, elas deveriam fazer alguma coisa boa para as pessoas", disparou, para complementar: "queria ver a estátua na orla da Lagoa Paulino", um dos cartões-postais da cidade.

  • Reprodução/Facebook/Feiticeira do Funk

    Feiticeira do Funk se encontra com o prefeito de Sete Lagoas Marcio Reinaldo (PP)

Prefeitura

Procurada, a prefeitura confirmou, em uma nota de esclarecimento, o encontro da jovem com o prefeito, mas ressaltou que foi apenas “uma visita de cortesia”. Segundo o texto, durante o bate-papo, a conversa teria se limitado a relatos sobre o trabalho da funkeira.

  • Rayder Bragon/UOL

    Feiticeira do Funk diz que se inspira na funkeira carioca Valesca Popozuda

O UOL foi recebido na sede da prefeitura pela secretária de comunicação social Kátia Nogueira. Ela negou que o prefeito tenha se comprometido a ceder um local público para a instalação da estátua. "Qualquer cessão de um espaço público só pode acontecer com autorização legislativa. Então, o prefeito, que já foi deputado federal, conhecedor das leis e dos trâmites legais, jamais teria a iniciativa de fazer isso por conta própria", frisou.

"Piada"

A perspicaz reportagem do UOL Tabloide ouviu conterrâneos da funkeira e constatou que o assunto não tem consenso entre os moradores. Alguns mais exaltados gritaram, no momento da entrevista que a funkeira dava ao UOL: “vamos quebrar essa estátua”. Para a auxiliar de escritório Nardane Silva, 30, o caso deveria ser tratado como uma “piada”. “Só pode ser uma piada, né? É uma falta de respeito aos moradores”, disparou.

O DJ Sérgio Amilcar Marques, 46, questionou o propósito da homenagem. "Não tem nada a ver. Não tem sentido uma coisa dessas. A Paula Fernandes (cantora sertaneja) representa a cultura da cidade, mas ela (funkeira) não. Isso é uma coisa que daqui a pouco passa, referindo-se ao estilo musical de Camila. E aí, como ficamos depois? Indaga o morador.

No entanto, a dançarina tem defensores. O entregador Thiago Estevam de Oliveira, 23, fez questão de parar sua bicicleta no local onde Camila dava entrevista e "apreciar" a desenvoltura da moça dançando funk.

“Não acho ruim não. A estátua pode trazer atrativo para a cidade e turistas”, vislumbrou o rapaz, enquanto tirava fotos de Camila com o celular.

Outros dois homens, que foram atraídos ao local pela dança da funkeira, acharam que ela merece a homenagem. "A ideia é boa, inovadora. Eu acho que tem que acontecer. Acho que todo mundo vai abraçar essa causa”, disse o eletricitário Valdeci Pereira.

Já o autônomo Iraci Ribeiro disse que o funk é um estilo musical respeitado atualmente. "Acho que é uma música respeitada atualmente. E é legal, é uma boa ideia, apesar de ter algumas divergências, mas eu acho que a aceitação seria legal”, afirmou em relação à estátua. Ele aproveitou para tirar uma foto com a Feiticeira do Funk.

Tabloide