Topo

Tabloide

Morre gato Hank, que disputou vaga no Senado dos EUA

Página oficial no Facebook, com quase 70 mil "eleitores", homenageia gato Hank, que disputou vaga no Senado americano em 2012. Hank morreu na última quinta-feira (13), aos 12 anos, de câncer - Reprodução/Facebook
Página oficial no Facebook, com quase 70 mil "eleitores", homenageia gato Hank, que disputou vaga no Senado americano em 2012. Hank morreu na última quinta-feira (13), aos 12 anos, de câncer Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

18/02/2014 17h31

A política norte-americana perdeu um candidato de peso --mais leve que os demais, mas tão popular quanto: o gato Hank. Com "apenas" 12 anos, Hank morreu na última quinta-feira (13) sem realizar seu maior sonho: se candidatar à Presidência da República dos EUA.

"É com uma tristeza incrível que informo que Hank faleceu hoje, pouco antes das 17h. Ele lutou até o último suspiro, da mesma forma que lutou na carreira política, com bravatas e força incomparáveis", informou o dono --e principal apoiador--, Matthew O'Leary, na página dedicada ao "político", no Facebook.

A corrida por uma vaga no Senado americano, pelo Estado de Virgínia, em 2012, tornou Hank uma celebridade mundo afora. O gato que virou político intimidou, à época, o republicano George Allen e o democrata Tim Kaine.

  • Reprodução/Facebook

O felino dizia conhecer bem os problemas da população, afinal, já morou na rua. Seu lema de campanha foi “leite em todas as tigelas”. Com milhares de apoiadores e correligionários, a campanha de Hank chegou a arrecadar US$ 250 (R$ 600).

“Hank sabe que a chave para uma América melhor e um futuro mais brilhante é a criação de empregos”, diz seu perfil no Facebook, seguido por quase 70 mil "eleitores".

O grande desafio de Hank para assumir um assento no Senado era a sua idade. A lei federal exige que senadores tenham, no mínimo, 30 anos. Hank nasceu em 2003, mas em “idade de gato” já teria 52 anos.

A ideia de lançar Hank como candidato foi da Sociedade Humana do Condado de Fairfax que quis alertar a população local sobre a importância das eleições. (Com Huffington Post)

Tabloide