Topo

Tabloide

Chineses tingem cães para que fiquem parecidos com pandas

Nova moda na China: cães coloridos artificialmente para que fiquem parecidos com pandas fofinhos - Reprodução/Daily Mail
Nova moda na China: cães coloridos artificialmente para que fiquem parecidos com pandas fofinhos Imagem: Reprodução/Daily Mail

Do UOL, em São Paulo

12/05/2014 19h19

A classe média na China está comprando cães que se parecem com pandas. Donos de pet shops estão tingindo os bichos para que eles tenham esse novo visual.

A febre já chegou a pet shops de todo o país. Na cidade de Chengdu (província de Sichuan), por exemplo, o proprietário Hsin Ch’en reclama que não está conseguindo atender à alta demanda pelos cães modificados.

Além da queixa aos problemas de logística, Hsin Ch’en se disse surpreso com a novidade, que indica uma mudança cultural significativa. “Dez anos atrás, o instinto natural dos chineses era o de comer um cachorro”, disse em entrevista ao tabloide britânico "Daily Mail".

“Agora nós somos como os ocidentais e queremos um cão como um companheiro. Buldogues e labradores já foram os favoritos, mas agora a moda é o ‘cachorro-panda’”, continuou.

Hsin Ch’en afirma que foi ele quem “aperfeiçou” a técnica que agora se espalhou pelo país. “Com um pouco de cuidado e coloração é fácil transformar um cão em um cachorro-panda em cerca de duas horas”, disse. “Não há química, nem crueldade.”

O problema, no entanto, é que a tinta precisa ser retocada a cada seis semanas, aproximadamente. Além disso, todo esse tratamento estético acaba encarecendo o valor do animal.

“Mas as pessoas não se importam em pagar essa taxa extra. Elas gostam de poder dizer aos seus amigos: ‘eu tenho um cachorro-panda'”, concluiu.

Tabloide