Topo

Tabloide

Aos 24 anos, gata Poppy é a mais velha do mundo

Gata Poppy é considerada a mais velha do mundo (ainda viva) pelo Guinness World Records - David Hedges/SWNS.com/Guinness World Records
Gata Poppy é considerada a mais velha do mundo (ainda viva) pelo Guinness World Records Imagem: David Hedges/SWNS.com/Guinness World Records

Do UOL, em São Paulo

19/05/2014 11h43Atualizada em 19/05/2014 11h58

Ela nasceu nos anos 1990, viu mandatos de cinco premiês britânicos e, embora já tenha vivido muito mais do que a média dos gatos que habitam este planeta, continua mandando em casa: conheçam Poppy, a gata mais velha do mundo (ainda viva), de acordo com o Guinness World Records.

Apesar de ter boa saúde, a gatinha Poppy passa a maior parte do tempo descansando ao lado da família West, em Bournemouth (cerca de 170 km de Londres), na Inglaterra. Ela acaba de receber o título e sucede um gato de 23 anos, Pinky, dos Estados Unidos, que morreu em 2013.

Poppy já teve mais de um dono. Chamada inicialmente Popsy, ela foi adotada por Marguerite Corner e sua filha, Jacqui, aos cinco anos de idade. Quando Poppy tinha dez anos, Jacqui casou-se com Andy West e levou a gata para um novo lar e uma nova extensão da família.

Desde então, Poppy ganhou a companhia de Joe, 11, e Toby, 8, filhos do casal, e de ainda outros quatro gatos, dois coelhos e um hamster. A idosa Poppy está surda e cega, mas nem pensar em tirá-la do posto de dona da casa.

“Se algum dos gatos tenta comer a comida dela, leva mordida na orelha”, diz Jacqui.

A dona da gata escreveu para o Guinness World Records em fevereiro, quando Poppy fez 24 anos, e teve agora a confirmação de “gato mais velho ainda vivo” após uma investigação de caso feita pela organização.

Gata Poppy, a mais velha do mundo, e sua família - David Hedges/SWNS.com/Guinness Records - David Hedges/SWNS.com/Guinness Records
Jacqui West segura no colo a gata Poppy, 24, acompanhada dos filhos Joe e Toby
Imagem: David Hedges/SWNS.com/Guinness Records

O gato mais velho na história é Creme Puff, nascido em 3 de agosto de 1967, que viveu 38 anos e 3 dias em Austin, nos Estados Unidos.

Agora a coroa está no Reino Unido, onde a família West espera que permaneça por algum tempo ainda.

“As pessoas sempre perguntam ao que relacionamos a longevidade de Poppy, e eu acho que ela tem uma boa alimentação e faz bastante exercício”, conta Jacqui. “Poppy parece estar superando nossos outros animais de estimação. Infelizmente, perdemos um hamster e um coelho no ano passado”.

E se os gatos realmente tiverem sete vidas, Poppy está apenas começando a primeira delas!

 

Tabloide