Ovelhas cometem suicídio após 'se drogarem' com planta tóxica na Austrália
Centenas de ovelhas em Coonabarabran, na Austrália, estão “cometendo suicídio” depois de comerem uma planta viciante e tóxica, segundo o jornal “Sydney Morning Herald”. Basicamente, elas ficam tão “doidas” que batem suas cabeças contra obstáculos até causarem ferimentos fatais.
A flor tóxica, de uma espécie nativa da Austrália do gênero Swainsona, afeta o sistema nervoso central das ovelhas, atacando uma enzima envolvida no metabolismo cerebral. Um incêndio ocorrido em janeiro na região de Coonabarabran fez com que a planta tóxica, mais resistente que o restante da vegetação, se proliferasse.
Quando comem a planta, as ovelhas ficam com olhos arregalados, tremores musculares e começam a andar, erráticas, arrastando as patas traseiras. Segundo veterinários, elas apresentam ainda sintomas como depressão, perda de peso e de coordenação motora. Que dó, que dó!
O casal de fazendeiros Stephen e Louise Knight disse ao jornal australiano que ao menos 800 de suas ovelhas morreram e comparou o vício do rebanho ao da heroína.
“Elas simplesmente vão até um poste e batem as cabeças nele até abrirem seus crânios”, contou Louise.
A única solução, alertaram os veterinários, é manter os bichos longe da planta viciante. Uau!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.