Topo

Tabloide

Autoridades vão parabenizar homem mais velho de Tóquio, mas acham seu esqueleto

Ao chegar à casa do idoso, que completaria 111 anos em 2014, as autoridades encontraram apenas seu esqueleto... - Getty Images
Ao chegar à casa do idoso, que completaria 111 anos em 2014, as autoridades encontraram apenas seu esqueleto... Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

04/06/2014 15h56

Autoridades japonesas foram até a casa de Sogen Kato, tido como o homem mais velho de Tóquio, capital do país, em seu 111º aniversário. Mas, infelizmente, chegaram 30 anos atrasados para a festa: só encontraram o esqueleto mumificado do idoso.

Segundo a "BBC", representantes da secretaria do Bem-Estar Social, ao chegarem à casa de Kato, foram atendidos pela neta dele. Ao atendê-los, ela teria dito que seu "ditchan" (avô em japonês) não queria ver ninguém.

Ao menos desde o começo deste ano, as autoridades tentavam contatar Kato, mas sua família sempre dava uma desculpa para evitar a visita. Além disso, o “ditchan” continuava a receber pagamentos de uma pensão pela morte da mulher há seis anos, que somavam 9,5 milhões de ienes (R$ 248 mil).

A polícia então forçou a entrada no quarto de Kato. Na cama, encontraram seu corpo mumificado, vestindo pijamas e coberto por um lençol, segundo a agência “Jiji Press”.

Depois da descoberta, os parentes disseram à polícia que Kato confinou-se em seu quarto há 30 anos e se tornou um “buda vivo”. No Japão, a prática é conhecida como “Sokushinbutsu”, quando monges alcançam o estado da divindade pela automumificação --eles se alimentam só com água e sementes e meditam até a morte.

“A família dele sabia que o idoso estava morto todo esse tempo e fingiu que nada havia acontecido. É muito esquisito”, disse Yutaka Muroi, representante da secretaria de Bem-Estar.

Tabloide