Topo

Tabloide

Britânico larga emprego em bar por medo de feijão cozido

Rob Griffiths, 31, é uma das poucas pessoas do mundo que têm leguminofobia - Ian Whittaker/INS News Agency
Rob Griffiths, 31, é uma das poucas pessoas do mundo que têm leguminofobia Imagem: Ian Whittaker/INS News Agency

Do UOL, em São Paulo

09/07/2014 12h59Atualizada em 09/07/2014 12h59

Um chef britânico de cozinha de um bar largou o emprego porque tem medo de (acredite!) feijão cozido, segundo o jornal "Daily Mail".

Rob Griffiths, 31, conta que não conseguia mais preparar os tradicionais fry-ups (como os britânicos chamam pratos com vários ingredientes fritos) com os "demônios-laranja". Ele fala que se escondia quando o feijão estava na chapa para ser assado.

Griffiths diz que também não conseguia passar pelo corredor onde ficavam os enlatados, por causa do medo.

Ele é uma das poucas pessoas no mundo que têm um pavor crônico de feijão cozido, chamado de leguminofobia. "Se você colocar feijão cozido perto de mim eu adoeço", ele diz. "Eu começo a tremer. A única vontade que tenho é de fugir, correr", conta.

"O cheiro do feijão me deixa muito, muito nervoso. Eu não consigo ir a lanchonetes e cafés porque as pessoas fazem 'fry-ups'. Fico arrepiado só de falar sobre isso", admite.

"Era difícil quando eu trabalhava como chef de cozinha. Minha equipe era que preparava o feijão", relata.

Depois de deixar o emprego, Griffiths começou a trabalhar como limpador de janelas. Hoje em dia, ele diz que que o medo é menor do que antes e que gostaria de descobrir a causa disso.

"Eu acho que esse medo surgiu por causa dos meus irmãos. Eles costumavam jogar comida em mim e acredito que jogavam feijão", lembra.

A pesquisadora Cary Cooper, da Faculdade de Administração da Universidade de Lancaster, explica: "É estranho e pouco comum, mas pessoas podem desenvolver fobias de quase tudo".

"Há formas de conseguir ajuda para superar isso, seja por meio de terapia comportamental cognitiva ou treinamento de dessensibilização. Basta querer", conclui.

 

Tabloide