Topo

Tabloide

Americanos preferem Darth Vader a candidatos reais à Presidência em 2016

No Instagram, Darth Vader publicou um selfie. ""Mais um dia no escritório"", escreveu - Reprodução/Instagram
No Instagram, Darth Vader publicou um selfie. ''Mais um dia no escritório'', escreveu Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

24/07/2014 18h48Atualizada em 24/07/2014 18h59

Se os personagens da saga “Guerra nas Estrelas”, de George Lucas, lançassem candidaturas à presidência dos Estados Unidos em 2016, eles provavelmente deixariam políticos de carne e osso no chinelo.

Até mesmo o vilão Darth Vader se sairia melhor que candidatos como Hillary Clinton, ex-secretária de Estado dos EUA, e Rand Paul, senador republicano, caso concorresse ao cargo de presidente do país.

De acordo com o levantamento, o “candidato” mais popular (ainda bem!) é o mocinho Luke Skywalker, seguido de Hans Solo e do mestre Yoda. Em quarto vem Darth Vader e, em seguida, Boba Fett. Só no sexto lugar é que alguém de verdade aparece (no caso, Hillary).

24.jul.2014 - O WonkBlog, do "Washington Post", fez uma brincadeira comparando a popularidade de personagens de Guerra nas Estrelas à de possíveis candidatos à presidência dos EUA em 2016 - Reprodução/Washington Post - Reprodução/Washington Post
Gráfico compara a popularidade de personagens de Guerra nas Estrelas à de possíveis candidatos à presidência dos EUA em 2016
Imagem: Reprodução/Washington Post

O levantamento, claro, é uma brincadeira feita pelo Wonkblog, do “Washington Post”. Para chegar à comparação bizarra, o blog comparou duas pesquisas diferentes, ajustando as proporções dos levantamentos.

Na primeira, estava a popularidade dos personagens de Guerra nas Estrelas, feita pelo site FiveThirtyEight, do grupo ESPN, com seus leitores. Na outra, a popularidade dos possíveis candidatos à presidência em 2016, tirada de uma pesquisa do instituto Gallup.

Tabloide