Topo

Tabloide

Jovem de SP bate recorde de resolver cubo mágico... com os pés

Eduardo Schiavoni

Do UOL, em Americana (SP)

21/08/2014 06h00Atualizada em 21/08/2014 16h59

Se no futebol o Brasil perdeu a hegemonia após o fiasco na Copa do Mundo, em outro esporte praticado com os pés a supremacia tupiniquim é incontestável: o cubo mágico. Na modalidade "3 x 3 with feet", o estudante Gabriel Pereira Campanha, 15, detém o novo recorde mundial. E o país ainda tem o sexto melhor tempo do mundo, conseguido por Rafael Werneck Cinoto.

Campanha, que mora em Osasco (SP), conseguiu a proeza em 25 segundos e 15 centésimos. A marca anterior, dele mesmo, era de 27 segundos e 17 centésimos. O segundo colocado no ranking mundial, o japonês Yuhei Takagi, aparece com tempo de 27 segundos e 66 centésimos.

O recorde foi batido no último domingo (17), no Campeonato de Cubo Mágico Nova Odessa Open 2014, evento internacional organizado pela Secretaria de Educação da cidade paulista (a 122 km da capital) e reconhecido como oficial pela World Cube Association -- sim, existe uma  Associação Mundial de Cubo Mágico.

No total, houve 122 inscritos, de 15 diferentes cidades, em nove modalidades.

Na final, Campanha concorreu com outros sete competidores, que marcaram tempos entre 34 segundos e 19 centésimos e 2 minutos e 54 segundos. Na forma tradicional, com as mãos, Leandro Noguti Magiori foi o mais rápido e montou o cubo em 11 segundos e 26 centésimos.

O estudante, que começou a se interessar pelo cubo mágico há menos de quatro anos, conta que preferiu se especializar na montagem com os pés pela dificuldade. “Dominei muito rápido a técnica com as mãos. Depois de poucos meses, já conseguia fazer muito rápido. Foi quando resolvi dificultar um pouco e usar os pés”, disse ele. “Além de raciocínio rápido, esta modalidade exige coordenação motora. É mais emocionante", relatou.

Ele conta que se preparou para o desafio vendo vídeos na internet, especialmente de poloneses, norte-coreanos e sul-coreanos. “É estranho, mas é muito legal ser recordista mundial de alguma coisa. Pelo menos nisso, ninguém no mundo inteiro é melhor do que eu”, disse.

Campeonato

O evento teve a presença de um delegado oficial da Associação, Leandro Vasconcellos Alleoni, que também pratica o esporte. Ele elogiou o nível dos competidores e afirmou que, se no futebol as coisas não vão lá muito bem, no cubo mágico o Brasil aplica goleadas. "Além do primeiro do ranking, temos também o sexto”, disse.

“Esta é a terceira vez que participo de um campeonato como delegado. Já participei de outras 20 edições como competidor. Foi a primeira vez que tivemos um apoio efetivo de uma prefeitura. Em grandes cidades, temos de 130 a 140 inscritos. Aqui tivemos 112, é muito expressivo”, ressaltou.

Para a secretária de Educação, Claudicir Brazilino Picolo, o evento pode ser considerado um sucesso. “Esses cubos mágicos são ferramentas que podem ser utilizadas no desenvolvimento da capacidade lógica dos alunos”, disse ela, que também elogiou os participantes.

Além da quebra do recorde mundial, o campeonato fez a festa das famílias. O gerente de produção de gráfica Luiz Henrique Mantovani, por exemplo, competiu com a filha, a estudante Ana Julia Mantovani, 15. Residentes em Americana, os dois participaram pela primeira vez de um campeonato deste tipo. “Comecei a mexer com o cubo mágico como forma de relaxar e minha filha iniciou o gosto após um show de talentos na escola”, explicou Mantovani.

De Louveira, também vieram participar Daniel Maggioni Meng e seu filho Lucas Henrique Meng, 9. “Minha mulher comprou, há cerca de dois anos, um cubo mágico. Pesquisei na internet formas de resolvê-lo. Então ensinei meu filho. Ele se interessou bastante, a ponto de pesquisar e acabar me ensinando formas de resolução do cubo”, disse. Meng participou de quatro modalidades diferentes, enquanto o filho competiu em cinco.

Tabloide