Topo

Tabloide

Zoo no Japão tenta cruzar hienas por 4 anos até descobrir detalhe: eram dois machos

Machos Kami e Kamutori viveram durante quatro anos como ""casal"" - Divulgação/zoológico Maruyama
Machos Kami e Kamutori viveram durante quatro anos como ''casal'' Imagem: Divulgação/zoológico Maruyama

Do UOL, em São Paulo

07/10/2014 17h21

Um zoológico no Japão descobriu, depois de quatro anos de tentativas infrutíferas, que duas hienas enjauladas para cruzarem e darem filhotinhos não eram um casal... mas sim dois machos (pequeno detalhe!).

Funcionários do zoo Maruyama, na cidade de Sapporo, estranharam a falta de sucesso na reprodução das hienas Kami e Kamutori. Elas foram trazidas da Coreia do Sul em 2010 como “um casal”.

Em um comunicado, o zoo afirmou que “os animais nunca demonstraram comportamento reprodutivo” e “estavam sempre brigando”.

Ao blog “Japan Real Time”, do "Wall Street Journal", um dos cuidadores disse que as hienas “sempre se atacavam e deixavam feridas de mordida uma na outra”.

Passados quatro anos, a equipe de veterinários do zoo decidiu verificar qual era o sexo das hienas. Isso porque Kami, supostamente a fêmea, não demonstrou sinais reprodutivos comuns após atingir a idade reprodutiva.

Determinar o sexo de uma hiena apenas observando sua genitália não é tarefa fácil, afirmou o zoológico. A conclusão de que Kami era um macho ocorreu depois de exames hormonais e de ultrassom feitos pela Universidade de Hokkaido.

Kami e Kamutori, depois de anos de brigas e mordidas, agora vivem felizes (e em paz) depois de serem postos em jaulas separadas. (Com "Wall Street Journal")

Tabloide