Topo

Tabloide

Onde está Kim Jong-un? Sumiço de líder norte-coreano é de dar inveja a Wally

Kim Jong-un estaria viciado em queijo Emmental, segundo o tabloide ""Mirror"" - Reprodução/Mirror
Kim Jong-un estaria viciado em queijo Emmental, segundo o tabloide ''Mirror'' Imagem: Reprodução/Mirror

Do UOL, em São Paulo

09/10/2014 15h14Atualizada em 10/10/2014 07h44

Sem fazer aparições públicas desde 3 de setembro, nem mesmo para comemorar os 69 anos do Partido dos Trabalhadores do país, o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, 31, tem alimentado teorias que deixariam Wally com inveja. Eis algumas delas (beijinho no ombro diretamente da Coreia do Norte, Wally!):

#1 - Teoria do queijo Emmental

Uma das hipóteses aventadas pela imprensa internacional é a de que Kim Jong-un, autoproclamado amante dos queijos, teria ficado viciado em um tipo específico: o Emmental.

O queijo de origem suíça, de cor amarelada, consistência média e cheio de buraquinhos (sua marca registrada), estaria sendo consumido por Kim em quantidades exorbitantes e diárias.

Com isso, o ditador teria engordado tanto a ponto de fraturar seus tornozelos.

O jornal sul-coreano “Chosun Ilbo”, citando uma fonte anônima, diz que Kim teria contundido as canelas durante “uma visita a uma fábrica” e que ficou doente porque “deixou a ferida sem tratamento”.

Ao tabloide “Mirror” Cho Myung-Chul, do Instituto Coreano de Política Econômica Internacional, disse que Kim pode ter “intencionalmente engordado”, tudo para ficar parecido ao avô, Kim Il-sung.

#2- Teoria do Golpe de Estado

Uma das teorias conspiratórias é a de que teria ocorrido um golpe de Estado na Coreia do Norte e Kim Jong-un tenha sido destituído do poder.

Porém, especialistas na cobertura de temas norte-coreanos descartam a hipótese.

“É seguro dizer a este ponto que os rumores de um golpe de Estado que começaram há algumas semanas são absurdos”, disse Jiro Ishimaru, integrante da Asia Press, agência jornalística com contatos no alto escalão da Coreia do Norte.

Diplomatas norte-coreanos em Nova York (EUA) e Seul (Coreia do Sul) também negaram a especulação, que tomaram como uma “tentativa de desestabilizar o regime [ditatorial, não de emagrecimento]” de Kim.

#3 - Teoria da gota

A hipótese mais provável, segundo o jornal “The Guardian”, é que o ditador esteja ausente para tratar um problema de gota, doença reumatológica e inflamatória, que causa dores nas articulações dado o acúmulo de ácido úrico no corpo.

Além de medicação, os pacientes que sofrem de gota precisam mudar os hábitos alimentares. Isso inclui não ingerir álcool, suspender o consudo de mariscos e de carne. No caso de obesos (desculpe, Kim, mas você está neste grupo), a perda de peso também tem efeitos benéficos nos pacientes.

A ausência do líder em eventos públicos seria uma tentativa dos propagandistas do regime norte-coreano de não desgatar a imagem de Kim.

“O regime é incrivelmente consciente do uso de sua imagem. Ele coreografa todas as ações, especialmente as de seu líder. Kim é um homem jovem e você não precisa ver alguém como ele naquelas condições [ruins de saúde]”, explicou John Delury, analista sobre Coreia do Norte da Universidade Yonsei, em Seul.

Enquanto o número de teorias sobre a ausência do ditador só aumentam, Wally já pensa em procurar outro emprego (força, Wally!). (Com "Guardian" e "Mirror")

Tabloide