Topo

Tabloide

Choque de realidade: Google faz as pessoas pensarem ser mais espertas do que realmente são

Procurar por informação na web dá uma visão "exagerada" da própria inteligência - Zanone Fraissat/Folhapress
Procurar por informação na web dá uma visão "exagerada" da própria inteligência Imagem: Zanone Fraissat/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

31/03/2015 17h25

Sites de busca como Google e Yahoo fazem as pessoas acreditarem que são mais espertas do que são na realidade porque têm todo o conhecimento na "ponta dos dedos", de acordo com psicólogos da Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Ah vá que você não conhece ninguém assim?

Segundo os especialistas, procurar por informação na internet dá às pessoas uma visão "extremamente exagerada" da própria inteligência e pode levar a excesso de confiança na hora de decidir alguma coisa. 

Algo do tipo: "pronto, sou um expert em decoração, bora lá fazer a do meu quarto" ou "aprendi tudo sobre como investir na bolsa, vou ficar milionário". #medo

Em uma série de experimentos, os participantes que buscaram conhecimento na internet acreditavam ser muito mais letrados sobre determinado assunto do que aqueles que utilizaram livros ou aulas presenciais.

"A internet cria um ambiente tão poderoso, onde você pode fazer qualquer pergunta, e basicamente ter todo o conhecimento do mundo na ponta dos dedos", disse o pesquisador-chefe Matthew Fisher, de Yale.

"Fica mais fácil de confundir seu próprio conhecimento com esta fonte externa. Quando as pessoas estão verdadeiramente sozinhas, podem acabar sendo bem ineficientes na hora de usar o que sabem e não perceberem quão dependentes são da internet".

Tabloide