Topo

Tabloide

Japoneses criam cerveja com colágeno para "embelezar" as pessoas

Do UOL, em São Paulo

29/04/2015 17h25

Em uma tentativa de lucrar com a tendência mais recente de consumir colágeno, a empresa japonesa Suntory Holdings Ltd. lançou uma cerveja especial com infusão de colágeno. 

Mulheres japonesas acreditam que consumir grandes quantidades de colágeno --a proteína estrutural dos tecidos conjuntivos-- pode deixar a pele bonita, com aparência mais jovem. A moda, aparentemente inócua, caiu no gosto rapidamente --as lojas estão cheias de produtos de beleza com o produto, e as mulheres estão dispostas a engolir colheres de colágeno em pó misturados em shakes de proteína. Elas também invadiram restaurantes que servem alimentos naturalmente ricos em colágeno --como pele de frango e barbatana de tubarão.

Mas a cerveja, chamada Precious, é um golpe de marketing: "Agora as mulheres podem ficar bêbadas e bonitas ao mesmo tempo!". A Suntory anunciou o novo produto em 7 de abril --é uma cerveja clara, que contém 2 gramas de colágeno e 5% de álcool por lata. A propaganda anuncia: "Vocês podem dizer se uma menina está tomando colágeno ou não".

Infelizmente, os especialistas discordam. Eles dizem que ingerir a proteína não tem benefícios comprovados de combate ao envelhecimento. De acordo com o dr. Ariel Ostad, especialista em colágeno e professor assistente clínico de dermatologia no Centro Médico da Universidade de Nova York, dois gramas "não é colágeno suficiente para fazer uma diferença notável à pele".

Ele também explicou que a ideia de uma cerveja de embelezamento é um paradoxo, porque o álcool é realmente ruim para a pele --que resulta em inflamação, inchaço e irritação. "O anúncio afirmando que 'você pode dizer se uma menina está tomando colágeno ou não' é totalmente enganoso", acrescentou.

De acordo com uma reportagem da revista "Forbes", a Suntory aceitou que eles não podem comprovar os efeitos antienvelhecimento das cervejas. O representante de relações públicas Taito Mikami disse que eles simplesmente fizeram o produto porque há "conclusões de que as mulheres japonesas queriam consumir colágeno".

"Assim, nós criamos este produto regionalmente comercializado para atender às suas necessidades", revelou.

Chocolate também

Geralmente outro vilão na busca pela beleza, cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, disseram ter desenvolvido um chocolate de baixa caloria que faz você parecer mais jovem: "o primeiro chocolate de beleza do mundo".

Os acadêmicos garantem que apenas 7,5 gramas de Esthechoc por dia ajudará a reverter o processo de envelhecimento natural da pele. O chocolate é composto por 70% cacau e contém mais flavonoides de cacau do que 100 g de um chocolate normal e tanta astaxantina quanto em 300 g de salmão selvagem.  (Com Rocket News)

Tabloide