Topo

Tabloide

"Avião-sauna": Vapor intenso atormenta passageiros e cancela voo na China

Reprodução/news163.com
Imagem: Reprodução/news163.com

Do UOL, em São Paulo

27/05/2015 13h34

Um avião da Shenzen Airlines causou um grande desconforto a seus passageiros no último sábado (23). Mas o tormento não aconteceu durante o voo, e sim antes: uma nuvem de vapor foi formada dentro da cabine, quando a aeronave aguardava para decolar no aeroporto internacional Shenzen Bao’an, e acabou impedindo a viagem.

De acordo com relatos de passageiros reproduzidos na chinesa People Television, a tripulação informou que a névoa era resultado da alta umidade causada pelo temporal que caía no aeroporto no momento. O ar-condicionado capturou essa umidade e a reproduziu dentro do avião. Vinte minutos depois, com o vapor ainda infestando a cabine, os passageiros foram orientados a sair.

Citado pelo jornal britânico “Daily Mail”, Qiu Xije, engenheiro da China Airlines, afirmou que a umidade externa estava em um nível muito alto por causa da tempestade.

“Em circunstâncias normais, quando não está tão úmido, o vapor se dissipará antes de o ar gelado entrar na cabine, mas dessa vez isso não aconteceu. Ainda assim, isso é normal. Todo ano, durante a época das chuvas de monção, as companhias enfrentam isso. Não afetará a segurança do avião ou o sistema de ar-condicionado.” O fato de a cabine ser pressurizada expande o efeito da umidade, segundo o engenheiro.

Além de transformar a aeronave em um “avião-sauna”, a tempestade cancelou 75 voos que partiriam do aeroporto Shenzhen Bao’an no último sábado.

Tabloide