Topo

Tabloide

Venezuelanos batem recorde da maior moeda de chocolate do mundo, com 874 kg

Miguel Gutierrez/EFE
Imagem: Miguel Gutierrez/EFE

Rubén Peña

Em Caracas

02/10/2015 20h15

Um grupo de cem voluntários concluiu nesta sexta-feira, em Caracas, na Venezuela, a elaboração da maior moeda de chocolate do mundo, que recebeu o certificado Guinness e entrará para o livro dos recordes.

O preparo da moeda foi concluído após mais de 12 horas de trabalhos, durante a 3ª Expo Feira Internacional do Chocolate da capital venezuelana, e o certificado foi entregue pelo juiz para a América Latina da organização Guinness World Records (GWR), o espanhol Carlos Martínez.

"Depois de mais de 12 horas, certificamos a maior moeda do mundo, com 874 quilos no total, um diâmetro de 2 metros e 40 centímetros e 20 centímetros de altura", disse Martínez à Agência Efe.

A marca anterior era de uma moeda de 658 quilos feita na Itália em 2012.

Na 3ª Feira Internacional do Chocolate de Caracas, que ocorre até o próximo domingo, os venezuelanos promovem a produção nacional do cacau e pretendem aumentar a atual produção de 16 mil toneladas anuais.

Considerado um dos melhores do mundo, o cacau venezuelano representa menos de 1% da produção mundial, embora sua semente tenha a maior gama de variedades e, segundo a Câmara de Produtores e Exportadores do Cacau da Venezuela (Capec), seja a de melhor qualidade no planeta.

O presidente da Capec, Alejandro Prosperi, afirmou à Agência Efe que esta feira é voltada não apenas ao público em geral, mas "aos setores que compõem o circuito do cacau".

"A Venezuela está entre os últimos países do mundo em produtividade, e tem o melhor cacau do mundo. Mantemos em nível nacional a mais ampla variedade de cacau, além de qualidades extremamente boas", destacou Prosperi.

Com uma produtividade de 333 gramas por hectare, a Venezuela gera entre 16 mil e 18 mil toneladas métricas de cacau colhidos em 50 mil hectares localizados em 18 dos 23 Estados do país, segundo a Capec.

A maior moeda de chocolate do mundo começou a ser preparada na quarta-feira sob monitoramento de Carlos Martínez, que informou que ela conta com "cacau de diferentes sementes, regiões e estados da Venezuela".

A ONG Fundación Nuestra Tierra é a organizadora desta feira internacional, realizada no Poliedro de Caracas, um local com capacidade para mais de 15 mil pessoas.

"Estávamos buscando alguma atividade que chamasse a atenção do público em geral e valorizasse o trabalho das pessoas no campo e dos empreendedores do chocolate", comentou Neudys González, que dirige a Fundación Nuestra Tierra e participou da criação da moeda.

Tabloide