Topo

Tabloide

Cidade na Ucrânia substitui Lênin por Darth Vader em estátua

Pessoas vestidas como personagens do "Star Wars" participam da inauguração da estátua de Darth Vader -- antes, Lênin -- em Odessa, na Ucrânia - Volodymyr Shuvayev/AFP
Pessoas vestidas como personagens do "Star Wars" participam da inauguração da estátua de Darth Vader -- antes, Lênin -- em Odessa, na Ucrânia Imagem: Volodymyr Shuvayev/AFP

Do UOL, em São Paulo

23/10/2015 12h05

Uma estátua do líder revolucionário russo Vladimir Lênin em Odessa, na Ucrânia, foi transformada em Darth Vader, o vilão da saga "Guerra nas Estrelas", como parte do plano de "descomunização" do presidente Petro Poroshenko.

A nova estátua, uma obra do escultor ucraniano Alexar Milov, foi revelada nesta sexta-feira (23). 

“O Lênin de bronze foi deixado dentro, para que os descendentes possam exumá-lo, se for necessário", disse Milov em declarações à imprensa. 

A estátua também funcionará como um ponto de wi-fi gratuito.

Em maio deste ano, Poroshenko assinou um decreto de "descomunização", prevendo que, em um prazo de seis meses, monumentos soviéticos deveriam ser desmantelados ou substituídos. A regra também vale para lugares públicos com nomes relacionados ao comunismo.

Estranhamente, não é a primeira vez que o vilão aparece na política ucraniana. No ano passado, Darth Vader tentou concorrer à Presidência do país. (Com agências internacionais)

Tabloide