Topo

Tabloide

O que faz, o que pensa e quem é o "melhor comentarista" de notícias do Brasil

O engenheiro Francisco José Espinola faz comentários repletos de trocadilhos - André Durão/UOL
O engenheiro Francisco José Espinola faz comentários repletos de trocadilhos Imagem: André Durão/UOL

Gustavo Maia

Do UOL, no Rio

04/02/2016 06h00

Francisco José Espinola tem muitos hobbies, mas apenas um deles lhe rendeu dezenas de milhares de seguidores no Facebook, a alcunha de "mito" na internet e um título no mínimo inusitado: o de melhor comentarista de notícias do Brasil.

Engenheiro de petróleo, ele trabalha na Petrobras, tem 45 anos e, nas horas vagas, diverte-se pensando em trocadilhos para comentar matérias curiosas em portais de notícias. Após quase um ano no ofício alternativo, Francisco hoje é dono de uma página com mais de 160 mil curtidas na rede social, a "Grandes Comentários da Internet", criada a princípio para arquivar as suas melhores sacadas.

Comentarista de notícias - André Durão/UOL - André Durão/UOL
"Gosto de fazer trocadilhos desde criança"
Imagem: André Durão/UOL

Textos como os publicados pelo UOL Tabloide são pratos cheios para o engenheiro exercitar sua criatividade. "Busco uma maneira diferente de pensar para aliviar a tensão do trabalho, deixar a mente mais arejada", conta o engenheiro, que é formado em computação. A pedido da reportagem, ele comentou a matéria "Polícia indiana força ladrão a comer 40 bananas para recuperar corrente engolida", com a seguinte mensagem: "Banana da polícia dá prisão de ventre".

O seu comentário mais popular surgiu em resposta a uma reportagem publicada no UOL, em abril do ano passado, que perguntava: "Se um astronauta mata outro no espaço, ele pode ser julgado?". A resposta obteve mais de 1.800 curtidas: "trata-se de um crime sem gravidade".

Enquanto concedia entrevista à reportagem, em uma praia da zona oeste do Rio de Janeiro, onde mora, o sergipano de Aracaju, viu no smartphone que uma nova matéria bizarra havia sido publicada --"Homem amarra pit bulls em carro que impedia sua entrada em casa". Pediu um momento para se concentrar, e começou a brincar com os sons de cada palavra.

"Tento despertar várias ideias relacionadas com o título. Não tenho muito método, é mais instintivo mesmo", explica. Quase cinco minutos depois, quando já havia anunciado a desistência, um comentário lhe veio à cabeça: "Fez um pit stop!".

O sucesso das postagens, que até o momento se limita ao mundo virtual, foi uma surpresa para Francisco. "Sou um cara de exatas, nunca imaginei que teria uma recepção tão calorosa", afirma.

Apesar de não vislumbrar ser bem sucedido na "área de humanas", sempre se interessou por atividades artísticas, como a música --integrou um coral por mais de dez anos--, a literatura --"leio muito, muito mesmo. Sou fã de Fernando Pessoa"--, e a fotografia.

Comentarista de internet - André Durão/UOL - André Durão/UOL
Francisco trabalha em uma plataforma de petróleo durante 14 dias seguidos, seguidos de 21 dias de folga
Imagem: André Durão/UOL

Brincalhão desde criança, mas novato no mundo do humor, ele diz estar ciente dos "perigos" da atividade. "Fazer piada hoje em dia é bem complicado. Tem que ter muito cuidado para não ofender nenhum público".

Francisco conta que chegou a ser sondado para gravar o piloto de um programa de humor para a televisão, onde faria comentários, mas diz preferir a estabilidade do emprego na Petrobras. "Espero que isso (comentar notícias) não interfira no meu trabalho".

A atividade profissional é descrita por ele como satisfatória, mas muito estressante. Trabalha embarcado em uma plataforma de petróleo, como fiscal. São 14 dias consecutivos trabalhando seguidos de 21 dias de folga.

"Sou responsável pela vida das pessoas. Se eu tomar uma decisão errada, a plataforma pode explodir, por exemplo", conta. Para desestressar, aproveita os horários de folga no meio do oceano para dar uma olhada nas notícias na internet.

Veja três dos comentários favoritos de Francisco:

 

Comentários na íntegra: goo.gl/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

hjgO1p

Posted by Grandes Comentários da Internet on Monday, November 30, 2015
 

Na íntegra: g o o . g l / 6 K V f R

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

K

Posted by Grandes Comentários da Internet on Wednesday, January 20, 2016
 

 

Tabloide