Topo

Tabloide

Muito antes do Twitter: menor jornal do mundo volta a circular em MG

Carlos Eduardo Cherem/UOL
Imagem: Carlos Eduardo Cherem/UOL

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

07/08/2016 06h00

Nove anos após interromper sua circulação, o jornal "Vossa Senhoria", de Divinópolis (MG), volta a ser publicado e será relançado em 20 de agosto na Festa Literária do município, distante 103 km de Belo Horizonte, quando o periódico completaria 81 anos.

A publicação que tem o tamanho de 2,5 centímetros por 3,5 centímetros, 200 caracteres (com espaço) em cada uma das 26 páginas (quatro delas em inglês), e esses caracteres com corpo (tamanho) 6, foi reconhecida em 2000 pelo Livro dos Recordes como o menor jornal do mundo.

Leida Reis, sócia e editora do "Vossa Senhoria" - Carlos Eduardo Cherem/UOL - Carlos Eduardo Cherem/UOL
Leida Reis, sócia e editora do "Vossa Senhoria", um dos menores jornais do mundo
Imagem: Carlos Eduardo Cherem/UOL
"Desde o fechamento do jornal, em 2007, surgiram mais duas publicações que atualmente são menores: uma na Índia e outra na Inglaterra. Mas nas três Américas, o 'Vossa Senhoria' ainda é o menor jornal”, afirma a escritora e jornalista Leida Reis, que será responsável pela edição da publicação.

Criado em 1935 pelo jornalista e gráfico Leônidas Schwindt (1906-1972), em Goiás (GO), o "Vossa Senhoria" foi posteriormente publicado em Abaeté (MG), Pitangui (MG) e Belo Horizonte. Crítico do regime, o jornal combatia o governo Getúlio Vargas (1882-1954), o que acabou rendendo a prisão de seu fundador em 1955. Um ano depois, em 1956, deixa de circular.

Assim, após um período de três décadas, Dolores Schwindt, filha do jornalista, retoma a publicação em 1985, desta vez no município mineiro e o dirige até sua morte há nove anos.

Entre 1935 e 1956, com forte conteúdo político, a publicação tinha o tamanho de 9 centímetros por 6 centímetros, passando depois para dez centímetros por 7 centímetros.

Entre 1985 e 2007, com textos mais leves, o jornal publicava poemas de Adélia Prado e trazia notícias locais. No período, o tamanho da publicação foi sendo reduzido até chegar ao formato de 2,5 centímetros por 3,5 centímetros, que o fez ser reconhecido pelo Guinness como o menor jornal do mundo, em 2000, e que será mantido nesta terceira fase da publicação.

Após esse período, até o início da década de 2010, Dulce Schwindt, outra filha do fundador, manteve somente publicações esporádicas do jornal.

Menor jornal das Américas, o "Vossa Senhoria" - Carlos Eduardo Cherem/UOL - Carlos Eduardo Cherem/UOL
Menor jornal das Américas, o "Vossa Senhoria", tem 26 páginas, sendo 4 em inglês
Imagem: Carlos Eduardo Cherem/UOL

Apoio da população

Radicado em Viena (Áustria), o consultor ambientalista da ONU (Organização das Nações Unidas) Milton Nogueira colaborou durante duas décadas para o Vossa Senhoria.

O consultor Milton Nogueira, sócio do "Vossa Senhoria", um dos menores jornais do mundo - Jornal Vossa Senhoria/Divulgação - Jornal Vossa Senhoria/Divulgação
O consultor Milton Nogueira, sócio do "Vossa Senhoria", um dos menores jornais do mundo
Imagem: Jornal Vossa Senhoria/Divulgação

"Divinópolis, cidade nova, tinha empreendedores pra tudo, até mesmo cine-clube, fundição, teatro, alambiques e três jornais. De Viena, enviava os textos para as páginas do 'Vossa Senhoria'", afirma Nogueira.

No início do ano, a família Schwindt autorizou o uso da marca e colocou à disposição do consultor o acervo do jornal. Assim, Nogueira convidou Leida Reis para ser sócia e editora da publicação e "está muito contente com o apoio dos divinopolitanos".

Em sua terceira fase, o jornal será vendido, sobretudo para moradores de Divinópolis, por R$ 5. A assinatura anual, 12 exemplares, vai custar R$ 60. Embrulhado num saquinho plástico transparente, o periódico será enviado pelo correio.

"Quando foi fechado, o jornal era semanal e tinha uma tiragem média de 5.000 exemplares. Vasculhamos os arquivos e conseguimos recuperar cerca de mil nomes de antigos assinantes. Vamos procurar essas pessoas", afirma Leida Reis. Ela diz que algo em torno da metade da tiragem do "Vossa Senhoria" era dirigida para assinantes do próprio município, e o restante para assinantes em São Paulo e Belo Horizonte. Cerca de cem exemplares, 2% da tiragem, eram enviados para assinantes no exterior.

"Não temos ideia do mercado. Mas o público-alvo são os antigos assinantes e a venda em Divinópolis mesmo. Vamos também tentar colocar o jornal em algumas livrarias e bancas de Belo Horizonte e São Paulo", diz a editora.

Mais do que o Twitter

O "Vossa Senhoria" de agosto de 2016 dedica seis de suas 26 páginas à retomada da publicação, com matéria da própria editora. A jornalista Luciana Otoni, de São Paulo, publica artigo sobre as perspectivas da economia brasileira para 2017.

De Nova York, a videomaker Andréa Vizeu publica reportagem sobre o movimento de brasileiros contrários ao impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff nos EUA. O escritor Antônio Barreto é o "cronista do mês".

"Estamos tentando para que a escritora Adélia Prado volte a publicar poemas no jornal", diz Reis.

"É uma aventura. Uma aventura muito legal. Com 200 caracteres por página, temos somente um pouco mais de espaço do que o Twitter. O corpo (tamanho) 6 nem existe nos programas de texto de computadores, o mínimo é corpo 8. O louco é pensar que o jornal foi criado há 81 anos", afirma Reis.

Com dez anos, o Twitter é uma rede social que permite aos usuários enviar e receber informações com no máximo 140 caracteres, com espaço.

Tabloide