Topo

Tabloide

Crise de enxaqueca faz inglesa falar com sete sotaques diferentes

Terri White começa a falar com sotaques diferentes após crise de enxaqueca - Reprodução
Terri White começa a falar com sotaques diferentes após crise de enxaqueca Imagem: Reprodução

09/02/2017 10h30

Uma crise de enxaqueca transformou a maneira como uma britânica fala. De uma hora para outra, Terri White, moradora da cidade de Hull, na Inglaterra, usa sotaque australiano para conversar. Depois, muda para jamaicano, irlandês e outros tantos. O detalhe é que a mulher nunca visitou nenhum desses países.

Além dos sete sotaques diferentes, White também começou a utilizar gírias e expressões desses lugares. Ela afirma que não tem controle sobre a maneira como fala e sofre de uma condição que os médicos chamam de "síndrome do sotaque estrangeiro".

Segundo White, o sotaque aparece junto com a crise de enxaqueca. Ela começa a ver luzes piscando e, então, fala como uma estrangeira.

"No começo, fiquei bem chateada e ficava pensando 'quando isso vai acabar? O que as pessoas vão achar de mim?' Agora, eu aprendi a viver com isso. É parte de mim", afirmou ao jornal Metro.

White já sofre da síndrome há dez anos. Ela conta que da primeira vez que começou a falar com sotaque estrangeiro, sentiu algo estranho em sua mandíbula. Depois de ir ao hospital e constatar que não havia nada de errado, mudou a maneira de falar e começou a usar o sotaque de Liverpool.

A britânica chega a ficar semanas falando com um sotaque estranho. Segundo os médicos, ela muda a maneira de falar quando passa por uma situação de estresse ou uma forte emoção.

Segundo os médicos, cerca de 60 pessoas no mundo sofrem da síndrome do sotaque estrangeiro. O primeiro caso identificado foi de uma norueguesa que se feriu na 2ª Guerra Mundial e começou a falar como uma alemã.

Tabloide