Topo

Tabloide

Maior coelho de chocolate do mundo pesa 4 toneladas e levou 7 dias pra ser feito

Casa do Chocolate/Divulgação
Imagem: Casa do Chocolate/Divulgação

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

26/02/2017 21h47

O maior coelho de chocolate do mundo, com 4,52 metros de altura e peso de quatro toneladas, foi devorado em duas horas, entre 22h e 24h deste sábado (25), por dezenas de pessoas, a maior parte adolescentes e crianças, logo após a escultura ser certificada pela equipe do Guinness Book, o livro dos recordes mundiais.

A comilança aconteceu no Shopping Uberaba, no município mineiro de mesmo nome, distante 475 km de Belo Horizonte. Além de comer o chocolate na hora, as pessoas puderam levar pedaços do coelho para casa.

O coelho de chocolate de Uberaba bateu o similar, de 2014, feito em Gramado (RS), com 4,1 metros de altura e peso de 3.850 quilos, que à época também obteve a certificação do Guinness.

Trabalhando dez horas por dia, a equipe de cinco pessoas da empresa Casa do Chocolate, coordenada pelo cake designer Fabiano Miranda, montou o coelho de chocolate em sete dias.

O processo de construção do coelhão de chocolate - Casa do Chocolate/Divulgação - Casa do Chocolate/Divulgação
O processo de construção do coelhão de chocolate
Imagem: Casa do Chocolate/Divulgação
"Oportunidade como essa são poucas. Não tenho palavras para definir o que eu sinto”, afirmou Miranda, logo após o reconhecimento."

"A técnica praticamente foi a mesma utilizada em construção civil. Usamos até colher de pedreiro, espátula, faca, soprador quente", disse o chef chocolatier Cícero Santana, que participou da empreitada.

"Deu um pouco de trabalho, algumas coisas não deram certo, tivemos que refazer. Foi muito cansaço, mas o resultado compensou", afirmou o assistente Walisson Oliveira.

A representante do Guinness Book, Natalia Ramirez, avaliou a documentação do peso, altura e a qualidade do chocolate.

"Dentro das regras, exigimos documentos que comprovem o processo para a criação do coelho. Como falamos de recorde de comida, temos de comprovar que todos os padrões de vigilância sanitária também foram cumpridos", disse Ramirez.

Tabloide