Topo

Tabloide

Artista cria retrato de pessoas mortas usando suas cinzas

Retrato feito com cinzas de Emily Boxer - Divulgação
Retrato feito com cinzas de Emily Boxer Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

03/03/2017 09h55

Uma artista plástica alemã se especializou em fazer retratos de pessoas que já morreram para trazer um pouco mais da lembrança delas àqueles que sentem saudade. No entanto, para deixar a experiência ainda mais pessoal, ela usa as cinzas do morto retratado na obra.

Heide Hatry, 51, mora em Nova York (EUA) e criou a técnica em 2008. Ela mistura as cinzas a camadas de cera. A artista contou ao jornal britânico "Metro" que teve a ideia quando estava enlutada pela morte de um amigo que havia se matado. Além disso, ela ainda não tinha superado a morte do próprio pai, 15 anos antes.

"Tive a ideia, como em um flash, de fazer o retrato do meu pai e do meu amigo usando as cinzas deles. Essas obras mudaram a minha vida e, desde então, aperfeiçoei a técnica e tive uma surpreendente sensação de consolo", disse.

"Um amigo, que sabia o que eu estava fazendo e que tinha perdido a sua própria mãe muito cedo e sempre sentiu que sua relação não estava resolvida, me perguntou se eu faria um retrato dela com suas cinzas, o que eu fiz. Ele descreveu uma experiência muito semelhante ao que eu também sentia, uma profunda e consoladora sensação de sua presença", completou.

Até hoje, Heide já produziu 30 quadros com as cinzas. Muitos agradam e tocam as pessoas, mas, claro, nem todos encaram bem a ideia.

"Eu sinto que este é um modo respeitoso não só de honrar aqueles que amamos e de mantê-los conosco, mantendo-os em mente e em algum tipo de relacionamento comum para nós, mas também de sustentar a parte de nós que estava neles e a dor de perder que tendemos a sentir e expressar como tristeza", disse Heide.

Tabloide