Topo

Tabloide

Berlusconi abraça carneirinho em campanha vegana de Páscoa

10.abr.2017 - O ex-premiê italiano Silvio Berlusconi abraça carneirinho ao lado da ativista de direitos dos animais e parlamentar Vittoria Brambilla -  Maurizio Calzari/Lega Italiana Difesa Animali e Ambiente/Handout via Reuters
10.abr.2017 - O ex-premiê italiano Silvio Berlusconi abraça carneirinho ao lado da ativista de direitos dos animais e parlamentar Vittoria Brambilla Imagem: Maurizio Calzari/Lega Italiana Difesa Animali e Ambiente/Handout via Reuters

Do UOL, em São Paulo

10/04/2017 13h38

O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi adotou cinco carneirinhos que teriam sido abatidos durante a Páscoa, em uma campanha ambientalista que gerou reações e críticas em todo o país, principalmente da indústria de carne. Aos 80 anos de idade, o polêmico ex-premiê, processado em uma série de escândalos judiciais, publicou uma foto dando uma mamadeira na boca de uma carneiro e abraçando outro.

"Na Páscoa, eu escolho a vida" é o lema da campanha ambiental lançada pela ativista Michela Vittoria Brambilla e aderida por Berlusconi.

A iniciativa quer reduzir o número de animais mortos durante as celebrações católicas de Páscoa.

"Apesar da redução no número de abatimentos - caiu de 812 mil para 500 mil a quantidade de carneiros e cordeiros mortos na Páscoa entre 2010 e 2016 - permanece alta essa matança absurda e injustificada", disse Bramilla.

10.abr.2017 - O ex-premiê italiano Silvio Berlusconi dá mamadeira a carneirinho  -  Maurizio Calzari/Lega Italiana Difesa Animali e Ambiente/Handout via Reuters  -  Maurizio Calzari/Lega Italiana Difesa Animali e Ambiente/Handout via Reuters
Berlusconi dá mamadeira a carneirinho
Imagem: Maurizio Calzari/Lega Italiana Difesa Animali e Ambiente/Handout via Reuters

O partido opositor Liga Norte, porém, criticou o ex-premiê pela sua atitude. "É triste ver Berlusconi apoiar campanhas pseudo-veganas que querem apenas danificar um setor tão importante para a economia, o do comércio de carne", disse o líder da legenda no Senado, Gian Marco Centinaio.   

Associações do setor também criticaram o ex-premiê e o acusaram de aderir a campanha somente com fins eleitorais.

"É inacreditável que, para chegar ao eleitorado ativista, Berlusconi, que é um empresário, contribua para prejudicar a indústria da carne. Suas emissoras de televisão ganham bilhões promovendo marcas de alimentos de origem animal", disse a Assocarni (Associação Nacional de Indústria e Comércio de Carnes).

Tabloide