Topo

Tabloide

Internet pira com uma nova dúvida: Esta roupa de ginástica é branca e rosa ou cinza e azul?

Esta roupa de ginástica é branca e rosa ou cinza e azul? - Reprodução
Esta roupa de ginástica é branca e rosa ou cinza e azul? Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

09/07/2017 13h38

Prepare-se para mais uma rodada de debates com a família e nos grupos de bate-papo. Assim como o vestido (você sabe qual) que parou a internet em fevereiro de 2015 ao dividir pessoas entre as combinações branco e dourado ou azul e preto, uma nova foto chegou para causar discórdia. Esta roupa de ginástica é branca e rosa ou cinza e azul?

A imagem foi publicada no dia 3 de julho pela britânica Rachel Steward e já tem mais de 1.150 compartilhamentos no Facebook. A autora do post se mostra surpresa com os comentários de quem diz enxergar qualquer outra cor além de branco e rosa.

Aparentemente, é possível até mesclar as duas opções: assim como algumas pessoas ainda mais aturdidas na internet, a autora desta nota vê a imagem como rosa e azul. Vale ressaltar que se trata de azul claro, um tom entre ciano e turquesa.

Até o momento, não foram identificadas pessoas capazes de mudar a percepção; ou seja, as cores que você viu inicialmente provavelmente continuarão ali, não importa quantas vezes tente olhar. É difícil enganar a mente após a primeira impressão.

A polêmica do ano passado tem explicação, resta saber se ela também se aplica à roupa de ginástica. De acordo com o site de tecnologia Wired, a chave para decifrar o enigma do vestido de 2016 está na forma como os olhos e o cérebro evoluíram para ver cores sob a luz solar.

Como o ser humano evoluiu para se tornar capaz de enxergar a luz do dia, nossos cérebros começaram a levar em conta o fato de que a incidência de luz muda as cores. O sistema nervoso tenta, então, descontar o efeito do que pensa ser a luz do sol para chegar a uma cor "verdadeira".

Aquele vestido era, de fato, azul e preto. No entanto, muitas pessoas atribuem o tom de azul à fonte de luz e não à cor real do tecido; consequentemente, seus cérebros transformam tudo em branco e dourado. Outras já são capazes de enxergar azul e preto logo de cara.

Tabloide