Topo

Tabloide

Desde 1950, todas as meninas dessa família usam o mesmo vestido no 1º dia de aula

Seguindo tradição familiar, mãe e filha usam o mesmo vestido em 1º dia de aula - Arquivo pessoal
Seguindo tradição familiar, mãe e filha usam o mesmo vestido em 1º dia de aula Imagem: Arquivo pessoal

Do UOL, em São Paulo

16/09/2017 04h00

Toda vez que uma menina da família Hirt vai para a escola, o mesmo ritual acontece. A mãe tira do armário o mesmo vestido que passa de geração para geração para que a garotinha use em seu primeiro dia de aula.

A tradição começou em 1950 e, até hoje, 19 meninas da família já usaram o mesmo vestido no primeiro dia de aula de suas vidas.

A primeira a vesti-lo foi Martha Esch, em 1950. A roupa foi costurada pela avó dela, Maude Hatton Bryant, e bordada pela mãe, Helen Esch Stewart.

Em 1981, foi a vez da sobrinha de Martha, Jenny Hirt, usar o vestido, em Durango, no Colorado (EUA). A roupa já passou por sete estados norte-americanos diferentes: Michigan, Carolina do Norte, Arizona, Oregon, Colorado, Ohio e Florida.

Neste ano, Jenny tratou de dar uma arrumada no vestido para que sua filha mais nova, Caroline, de quatro anos, pudesse usá-lo. A irmãzinha dela, Ally, de seis anos, o vestiu há dois anos.

Caroline estava empolgada em seguir os passos de sua irmã, mãe e avó, mas resolveu dar alguns toques pessoais no visual.

"Ela quis usar suas botas favoritas. Além disso, se recusou a fazer um rabo-de-cavalo na cabeça, como manda a tradição. Como mãe, escolhemos nossas batalhas, e tudo o que eu me preocupava era que Caroline tivesse um bom primeiro dia de aula", disse Jenny ao site HuffPost.

A menina que usou o vestido anteriormente, Sylvie Johnson, sobrinha de Jenny, foi "comprada" com sorvete para que pudesse manter a tradição da família.

Depois de Carolina, outras três meninas, que atualmente têm dois, três e quatro anos, devem manter o ritual. Para Jenny, o vestido é a maneira da família de cultivar alguns valores.

"É uma maneira de continuar as memórias dos membros da família, tentar infundir orgulho da tradição em nossos filhos e nos unir como família", disse ela. "É algo importante para nós".
 

Tabloide