Topo

Digam "xis"! Eles resolveram descongelar as fezes de uma foca e tiveram uma surpresa

A foca-leopardo parece um animal fofo, mas é um predador violento, perdendo apenas para as baleias na cadeia alimentar local - Brian Skerry/National Geographic Creative
A foca-leopardo parece um animal fofo, mas é um predador violento, perdendo apenas para as baleias na cadeia alimentar local Imagem: Brian Skerry/National Geographic Creative

De Wellington

06/02/2019 08h41

Cientistas neozelandeses que examinavam uma amostra congelada de fezes de foca-leopardo encontraram um pendrive que continha imagens de leões-marinhos.

As fezes ficaram armazenadas em um congelador durante um ano e foram descongeladas para uma pesquisa sobre as focas-leopardo.

O material foi coletado em novembro de 2017 por um veterinário que examinou um animal doente na região sul da Nova Zelândia.

"Um pendrive estava escondido na amostra", informou em um comunicado o Instituto Nacional da Água e da Pesquisa Atmosférica (NIWA).

O dispositivo estava em boas condições dadas as circunstâncias. Depois do período necessário para secar, o pendrive revelou os segredos: fotos de leões-marinhos e um vídeo de uma fêmea e sua cria.

A única pista de seu proprietário era a ponta azul de um caiaque.

"Se as fotos são suas e você deseja o pendrive de volta, existe um preço. Os cientistas que pesquisam focas-leopardo querem mais fezes, por favor", brincou o NIWA.