Topo

"Supervilão das criptomoedas": Suposto inventor do Bitcoin processa quem diz ele é uma fraude

Getty Images/iStockphoto/Baloon111
Imagem: Getty Images/iStockphoto/Baloon111

Olga Kharif

23/06/2019 04h00

Em uma conferência sobre moedas digitais, raramente uma sessão de perguntas e respostas do público inclui uma pergunta tão incendiária como: "Por que essa fraude teve permissão de falar nesta conferência?" Mas foi assim que uma discussão sobre a Bitcoin terminou no ano passado em Seul.

A suposta fraude chama-se Craig Wright, um tecnólogo nascido na Austrália que ganhou notoriedade há três anos quando declarou ser o inventor da Bitcoin. O provocador chama-se Vitalik Buterin, um programador russo-canadense que ajudou a criar outra popular moeda digital, o Ether. Ninguém contesta o papel de Buterin na invenção do Ether; muitos não acreditam em Wright, que alega ser Satoshi Nakamoto, o misterioso gênio por trás da Bitcoin.

Wright é um supervilão de histórias em quadrinhos para alguns do mundo das criptomoedas. O discurso de Buterin foi aplaudido por várias pessoas na conferência, que incluíam um dos participantes do painel e um homem na plateia que vestia um colete e camisa de fibra metálica. A sensação era de uma performance ao vivo improvisada de um bate-boca acalorado no Twitter. O incidente durou 90 segundos. Imagens gravadas resultaram em um divertido vídeo no YouTube e provocaram uma nova rodada de tuítes zombando de Wright.

Blockchain: a tecnologia por trás do bitcoin está em todo lugar

Confira!

Parecia que ficaria por isso mesmo até que, um ano depois, Buterin recebeu uma carta do advogado de Wright. A notificação, datada de 12 de abril, dizia que Wright pretendia processar Buterin no Reino Unido por difamação. Menos de uma semana depois, Wright entrou com uma ação semelhante contra um podcaster chamado Peter McCormack, pedindo uma indenização de 100 mil libras (US$ 129 mil) por danos. E, em 2 de maio, os advogados de Wright intimaram Roger Ver, um dos primeiros investidores da Bitcoin, em um encontro de criptomoedas em Londres.

Ver disse por e-mail que pretende se defender nos tribunais. Buterin e McCormack não responderam aos pedidos de comentários, mas os três publicaram recentemente mensagens on-line chamando Wright de fraude. Em um blog, Buterin descreveu a batalha legal abordando temas como censura, liberdade de expressão e verdade.

Wright passou grande parte do ano passado envolvido com advogados. Atualmente se defende em um tribunal dos Estados Unidos contra alegações de que defraudou o espólio de Dave Kleiman, um ex-parceiro de negócios falecido em 2013. Wright é acusado de roubar Bitcoins que ele e Kleiman exploraram há cerca de uma década. Um juiz federal ordenou que Wright submetesse a documentação de suas primeiras participações em Bitcoins, que foram entregues sob sigilo na segunda-feira. Wright participou de uma audiência de mediação na terça-feira na Flórida.