Topo

Conheça os lançamentos tecnológicos que vão invadir sua vida em 2019 (e o que é exagero)

A inteligência artificial tomará o centro do palco neste ano, em que pequenas e grandes empresas de tecnologia levam comandos de voz para aspiradores de pó, alarmes e refrigeradores - Glenn Harvey/NYT
A inteligência artificial tomará o centro do palco neste ano, em que pequenas e grandes empresas de tecnologia levam comandos de voz para aspiradores de pó, alarmes e refrigeradores Imagem: Glenn Harvey/NYT

Brian X. Chen

09/01/2019 04h00

Imagine um futuro em que você nunca fique realmente sozinho. Mesmo quando seu cônjuge está em uma viagem de negócios ou seus filhos estão fora de casa em um acampamento de verão, você sempre terá alguém (ou algo) com quem conversar. De manhã, você poderia pedir ao micro-ondas para aquecer uma tigela de mingau de aveia. No seu carro, você poderia dizer ao seu aparelho de som para colocar uma música dos anos 90. E quando você entra no escritório, pode perguntar ao seu smartphone: "O que está no meu calendário hoje?"

Este é cada vez mais o mundo que a indústria de tecnologia está construindo com um portfólio inchado de dispositivos que podem reagir a comandos de voz --e com ainda mais lançamentos marcados pelas empresas para 2019.

O futuro será exibido nesta semana na CES, uma feira de eletrônicos realizada em Las Vegas que serve como uma janela para as tendências tecnológicas mais quentes do ano. Assistentes virtuais artificialmente inteligentes ocuparão o centro das atenções como o tópico tecnológico mais importante, com empresas grandes e pequenas exibindo dispositivos controlados por voz, como robôs aspiradores de pó, despertadores, geladeiras e acessórios para carros. A maioria desses produtos será fornecida pelo Alexa da Amazon ou pelo Assistente do Google, os dois mais populares assistentes artificialmente inteligentes, segundo especialistas do setor.

A inteligência artificial (IA) irá permear o espetáculo

Gary Shapiro, executivo-chefe da Consumer Technology Association, que é dona da CES.

Se tudo isso soa como uma repetição do ano passado, é porque muito disso é. A IA era a tendência tecnológica mais quente de 2018 também. Em outras palavras, a indústria de tecnologia está em um estado de repetição, em vez de crescer vertiginosamente com algo totalmente novo.

Como o computador quântico vai solucionar problemões

Leia mais

Outras tendências tecnológicas que estão progredindo incluem a estreia, neste ano, das redes celulares de quinta geração, conhecidas como 5G, que acelerarão significativamente as velocidades da internet móvel. Os produtos de segurança cibernética para redes domésticas também estão proliferando, uma importante proteção agora que os consumidores possuem tantos dispositivos que podem se conectar à internet.

Mas como é frequentemente o caso, também haverá muita conversa na próxima semana sobre a tecnologia excessivamente otimista que você deveria evitar por enquanto. Isso porque algumas das tecnologias mais badaladas --especialmente carros autônomos-- estão tão longe da realidade que você não as verá em lojas ou concessionárias tão cedo.

Veja o que aguardar e o que evitar.

A batalha dos assistentes virtuais

Em 2015, a Amazon lançou o Echo, o alto-falante artificialmente inteligente com a assistente virtual conhecida como Alexa. Um ano depois, o Google respondeu com o Home, seu alto-falante inteligente com o próprio acompanhante digital do Google, chamado Assistente.

Desde então, em uma tentativa de se tornar o acompanhante digital mais popular, os dois gigantes da tecnologia se uniram a fabricantes de dispositivos como termostatos, campainhas, lâmpadas e acessórios para carros para adicionar seus assistentes virtuais a eles.

Espera-se que o Google seja ainda mais agressivo neste ano com o seu Assistente. A empresa vai triplicar o tamanho de sua presença na CES neste ano, sugerindo que é provável que a companhia apresente uma grande variedade de produtos que funcionam com o Assistente.

Estamos realmente nos apoiando no Assistente como a melhor maneira de fazer as coisas, ajudando as pessoas em muitas coisas durante o dia

Nick Fox, executivo do Google que supervisiona o Assistente. 

2018, o ano que a casa caiu para o Facebook

Relembre os escândalos

A Amazon disse que também exibirá uma ampla gama de tecnologias nesta semana trabalhando com o Alexa, como parte de algo chamado de Alexa Everywhere. O objetivo da empresa é expandir o alcance de seu assistente virtual em todos os aspectos da vida das pessoas, incluindo a cozinha, a sala de estar, o escritório e o carro.

Para você e para mim, aqui está uma nota de advertência: os assistentes virtuais ainda estão engatinhando e têm muitas deficiências. Nós temos que falar um comando muito específico para acionar um assistente virtual para controlar um dispositivo, como definir a temperatura em um termostato ou ligar uma lâmpada. Aqueles que não estão familiarizados com a linguagem podem achar os dispositivos ainda mais difíceis de usar do que pressionar um botão dentro de um aplicativo.

Ainda precisamos aprender a língua deles, e eles não aprenderam a nossa língua

Frank Gillett, analista de tecnologia da Forrester, uma empresa de pesquisa de tecnologia.

Qual o impacto da inteligência artificial nos nossos empregos?

Entenda

No meio do hype sobre assistentes virtuais está a questão se as pessoas realmente querem um acompanhante onipresente envolvido em suas tarefas diárias. Os proprietários de alto-falantes inteligentes, em sua maioria, convocaram assistentes digitais para funções básicas, como ouvir música, verificar o clima e programar um timer, segundo pesquisa da Nielsen realizada no ano passado.

Segurança para seus dispositivos

Muitas pessoas instalam software antivírus em seus computadores. Mas e os outros dispositivos que podem ser conectados à internet, como relógios inteligentes, telefones, televisores e alto-falantes?

Em uma era de coisas inteligentes, o roteador Wi-Fi está se tornando um alvo maior para os hackers, então espere uma enxurrada de novos equipamentos e softwares que ofereçam proteção, melhorando a segurança da sua rede.

Para ter uma ideia do que esperar, considere o Eero Plus, um serviço por assinatura que a Eero, fabricante de equipamentos Wi-Fi, lançou no ano passado. O Eero Plus inclui proteção contra vírus e malware para todos os dispositivos conectados à sua rede Wi-Fi. No ano passado, a NetGear lançou o NetGear Armour, um serviço de segurança similar.

Mais produtos devem surgir neste ano --a partir desta semana na CES, onde a Scalys, uma empresa de redes, planeja introduzir o TrustBox, um roteador com recursos de segurança integrados.

A chegada do 5G

Neste ano, a indústria sem fio começará uma grande atualização de sua infraestrutura. Operadoras de telefonia americanas como a AT&T e a Verizon Wireless dizem que a tecnologia 5G fornecerá dados em velocidades incrivelmente rápidas, permitindo que as pessoas baixem filmes inteiros em poucos segundos.

Presidente da Anatel diz: ou conexão de ponta para poucos ou serviço meia-boca para todos

Leia mais

Além de aumentar as velocidades dos smartphones, o 5G será importante para outros tipos de dispositivos, como robôs, carros autônomos, drones e câmeras de segurança. Espera-se que a tecnologia reduza consideravelmente a latência ou o tempo que os dispositivos demoram para se comunicar uns com os outros.

Mas não fique muito animado. As operadoras dizem que a nova tecnologia de rede será implantada neste ano em apenas algumas cidades dos Estados Unidos e em algumas partes do Reino Unido, Alemanha, Suíça, China, Coréia do Sul e Austrália.

E não muitos smartphones serão compatíveis com o 5G inicialmente. Alguns fabricantes chineses de celulares e a Samsung disseram que lançarão seus primeiros smartphones 5G neste ano. A Apple não deve lançar um iPhone compatível com 5G até 2020.

"Para os primeiros usuários com bastante dinheiro, isso é ótimo", disse Gillett. "Para o resto de nós, não vai ser grande coisa."

O que ainda é exagerado

A realidade virtual e os carros autônomos têm sido muito comentados nos últimos anos, e ainda serão falados neste ano. Mas essas duas tecnologias ainda estão nascendo ou são muito prematuras.

Nos últimos dois anos, empresas de tecnologia como a Oculus, HTC, Google e Samsung inundaram o mercado com óculos de realidade virtual e muitos softwares e jogos. No entanto, as pessoas não exatamente abraçaram os produtos.

O setor tem sido afetado por hardware de alto custo, enjoo, falta de conteúdo atraente e de interesse geral do consumidor

Victoria Petrock, analista da empresa de pesquisa eMarketer, em um post recente.

Os carros autônomos também ainda estão a muitos anos de se tornarem populares. Embora algumas empresas tenham permissão para testar carros autônomos na Califórnia, no Arizona e em outros lugares, vários dos líderes da tecnologia --como o Alphabet's Waymo-- se negaram a se comprometer com uma data de lançamento para seus veículos autônomos.

"Haverá muito barulho sobre a tecnologia automotiva, mas nada claro ou específico", disse Gillett.