Topo

Companhia apresenta drone portátil com formato de inseto na CES 2014

Minidrone da Parrot é exibido na CES 2014; gadget não tem preço sugerido nem data para lançamento - Divulgação
Minidrone da Parrot é exibido na CES 2014; gadget não tem preço sugerido nem data para lançamento Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

08/01/2014 18h59Atualizada em 08/01/2014 19h22

Os drones (veículos aéreos não tripulados) ainda não contam com uma licença para uso comercial nos Estados Unidos. Enquanto isso, empresas como a Parrot lançam modelos para uso doméstico. Neste ano, durante a CES 2014 (feira de eletrônicos realizada em Las Vegas), a companhia apresentou o Minidrone, um quadricóptero controlado por smartphone que lembra um inseto. O dispositivo, que ainda está em fase de testes, não tem preço sugerido e nem data para ser lançado.

A empresa aposta no formato "portátil" do novo modelo após o sucesso dos AR.Drones (linha de quadricópteros da companhia) lançados em 2010 – a companhia diz que já vendeu mais de 500 mil unidades no mundo.

Como nos drones anteriores, o controle do quadricóptero é feito por meio de um aplicativo de smartphone, que se comunica com a nave por meio da tecnologia Bluetooth (a distância entre o smartphone e a nave não pode ser maior que 15 metros).

O Minidrone conta com um processador de 500 MHz, tem 1 GB de memória RAM e uma série de sensores -- como de pressão, acelerômetro e giroscópio. Eles atuam para ajudar no controle de estabilidade do dispositivo, que, dependendo das condições do tempo, podem cair. Há ainda uma câmera embutida na parte debaixo do quadricóptero, mas a companhia não detalhou a resolução.

O diferencial desse modelo é que ele conta com duas rodas finas. De acordo com a Parrot, elas servem de apoio para o quadricóptero durante voos em paredes ou em tetos. Também é possível fazer com que o veículo se comporte como um “carrinho”, quando é apoiado no chão.