Topo

Curte desafios? Pulseiras inteligentes podem estimular exercícios físicos

Fabio Andrighetto

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/04/2016 06h00

A tecnologia vestível ganha novos adeptos todos os dias. Dos que querem perder peso aos esportistas avançados, o monitoramento pode ser um grande aliado na busca por uma vida saudável. E ele pode vir na forma de uma pulseira simples ou de um smartwatch.

"Pulseiras de monitoramento são muito boas para aqueles que gostam de detalhes e desafios", conta Larissa Kussano, gerente de ginástica da Bio Ritmo. "Vale o investimento para aqueles que precisam se habituar com atividades físicas e que são motivados por metas a serem alcançadas".

Segundo Larissa, mais pessoas estão interessadas em tudo que está atrelado à saúde. "Esse tipo de tecnologia é atrativa, já que 'dá mais informações que nem sempre a própria pessoa consegue reconhecer."

Vale lembrar que pulseiras de monitoramento e smartwatches não são tão precisos quanto as fitas de monitoramento cardíaco --aquelas que são presas no peito. A contagem de passos também não é muito fiel. Se você agitar muito os braços, por exemplo, o gadget pode contar como passos. Sempre há pequenos erros.

A duração da bateria desse tipo de dispositivo varia de acordo com o uso. Mesmo que você pergunte a um amigo ou acredite no fabricante, o tempo antes da recarga pode mudar. O tempo informado pelos fabricantes é apenas aproximado.

Algumas pulseiras também garantem um despertar mais sutil, baseado em seu estágio de sono. Mas, se você tem um sono pesado, as pequenas vibrações não serão suficientes para acordá-lo.

Resumindo: "no pain, no gain". Se você precisa ou gosta de praticar exercícios, o fundamental é o esforço. Use a tecnologia para aprimorar seu treino, mas não espere um milagre. 

"Para nós, professores, se bem utilizada é mais um bônus do que um ônus", diz Larissa. Ela salienta: "Isso não substitui a orientação do professor ou da nutricionista, mas ajuda o aluno a enxergar os pontos que muitas vezes atrapalham os resultados, como dormir pouco, passar horas e horas sentado sem movimento ou não beber água o suficiente."

Abaixo, conheça alguns gadgets que ajudam a monitorar seus exercícios:

Xiaomi Mi Band 
Pulseira inteligente_1 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Se você não sabe se vai se adaptar às pulseiras de monitoramento, a Mi Band, da fabricante chinesa Xiaomi, é um bom começo. O custo-benefício desse gadget é imbatível. Mesmo com estoque indisponível no distribuidor no momento em que este texto foi escrito, o produto importado ainda é mais barato do que os dos concorrentes. 

A pulseira se comunica por meio das luzes de LED e vibração, por isso é necessário aprender a "ler" esses sinais. Também funciona como despertador. Sobre a capacidade da bateria, por ter poucos recursos visuais e usar Bluetooth Low Energy, o fabricante garante 30 dias de uso sem recarga, muito mais tempo do que qualquer concorrente.

SmartBand SWR10 
Pulseira inteligente_2 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A pulseira de silicone da SmartBand SWR10 é discreta, leve e tem boa aderência à pele. Salvo nos momentos em que acumula suor, você não notará que está usando. Ela notifica por meio de luzes e vibrações e reúne informações que se transformam em um diário. A SmartBand também funciona com Bluetooth Low Energy.

A pulseira monitora bem as atividades físicas com corrida e caminhada, mas em outras atividades físicas, como jogar bola ou andar de bicicleta, apresenta imprecisões, passando a ideia de que sua atividade foi pequena.

Se você tem um smartphone da Sony, terá mais possibilidades de configurações e aplicativos dedicados a ela, como despertador inteligente e um alerta por vibração quando você esquecer seu smartphone, ajudando a encontrá-lo. Lifelog é um aplicativo interessante para usar nesse caso.

A SmartBand, porém, funciona com todos os smartphones que tenham as especificações necessárias (Bluetooth 4.0 e Android acima de 4.4).

O fabricante garante sete dias de uso sem recarregar, mas a recarga teve de ser feita no quinto dia. À prova d'água (IP58), a SmartBand está disponível em diversas cores, entre elas: preto, branco, laranja e rosa.

Fitbit Charge HR 
Pulseira inteligente_3 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Se você leva seu treino muito a sério, os produtos Fitbit são uma escolha adequada. A Fitbit Charge HR monitora atividade física, com sensores de batimentos cardíacos, durante exercícios e quando está dormindo, e armazena tudo no aplicativo da Fitbit.

Como é dedicado ao uso das pulseiras, o app funciona muito bem. As informações são transferidas com pouco ruído e em tempo real, incluindo um diário com histórico bem detalhado e gráficos fáceis de serem interpretados.

Com esses dados, você pode mudar seus hábitos para ganhar eficiência em seus treinos. O aplicativo é editável e permite que você configure de acordo com seu perfil de treinamento. É possível categorizar seu treino, como bicicleta, treino com peso, basquete, artes marciais, ginástica aeróbica, entre outros.

A pulseira é confortável e em pouco tempo você esquece que está com ela no pulso. Não é exatamente um smartwatch, mas apresenta hora e data no display, além de passos, distância, escadas e batimentos cardíacos. Fitbit Charge HR possibilita a configuração de uma tecla de atalho para a informação que julgar mais relevante. A pulseira detecta seu estado de sono baseada nos batimentos cardíacos.

A recarga leva aproximadamente duas horas, com autonomia de aproximadamente quatro ou cinco dias.

SmartWatch 3 
Pulseira inteligente_4 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Em couro e à prova d’água (IP68), o SmartWatch 3 da Sony tem design esportivo. O display tem boa visualização, mesmo com resolução baixa, e responde bem aos comandos. O smartwatch aproveita os recursos do Android Wear e possibilita pesquisa e localização por voz, o uso do Google Now e resposta de mensagens de WhatsApp e SMS, por exemplo.

Ele funciona sem a presença de seu smartphone, mas não desempenha muitas funções. Você pode, no entanto, praticar os exercícios sem se preocupar com a proximidade de seu aparelho celular. Apesar de não ser completamente independente, ele tem uma boa autonomia em relação às pulseiras de monitoramento.

Ausência de monitoramento de batimentos cardíacos é uma debilidade desse gadget. Segundo o fabricante, a bateria dura dois dias, mas a recarga foi feita na metade do tempo.

Watch Urbane 
Pulseira inteligente_5 - AFP  - AFP
Imagem: AFP

O LG Watch Urbane faz um monitoramento completo dos batimentos cardíacos, permite atender e recusar chamadas, usar WhatsApp e verificar e-mail. Com estilo clássico, caixa de metal e pulseira de couro, ele é mais pesado do que seus concorrentes.  O smartwatch escapa do estereótipo gadget e passa por um relógio tradicional.

Com a versão mais atual do Android, 4GB de espaço interno, Wi-Fi, Bluetooth e GPS integrado, você terá mais autonomia de utilização. Ele tem bom contraste, é resistente contra água (IP67) e tem proteção contra riscos e arranhões.

A recarga é feita por meio de uma base de carregamento. É necessário, portanto, levá-la em caso de viagens. Como os seus rivais, a bateria está abaixo das expectativas dos consumidores.