Topo

Primeiro SMS foi enviado há 25 anos; você sabe o que dizia a 1ª mensagem?

Reprodução
Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

04/12/2017 08h52

O primeiro SMS (Serviço de mensagens curtas), ou, se você preferir, mensagem de texto, foi enviado há 25 anos. Tudo aconteceu na Inglaterra, no dia 3 de dezembro de 1992, quando o engenheiro Neil Papworth mandou a primeira mensagem para Richard Jarvis, que na época era diretor da operadora britânica de telefonia Vodafone.

Ainda que os SMS tenham popularizado-se pela troca de mensagens de texto por celular, o primeiro enviado foi de um computador para um celular. A mensagem dizia apenas “merry Christmas” (Feliz Natal).

VEJA TAMBÉM:

A adoção das mensagens levou certo tempo. Primeiro, pelo fato de redes de celulares não terem boa cobertura, como as que temos hoje, e também por uma dificuldade prática para se expressar.

Atualmente, escrever no celular é bem fácil - a maioria dos smartphones tem teclados virtuais e sistemas que tentam adivinhar o que você vai escrever. Antes, porém, os celulares só contavam com teclas numéricas - para digitar a letra C, por exemplo, era necessário tocar três vezes na tecla 2.

Não há dúvidas que o envio de mensagens causou grande impacto até na forma como nos comunicamos. Antes de termos os emojis, muitas pessoas se expressavam usando emoticons, carinhas compostas por símbolos do teclado, como :-) ou :-(.

Sem contar na questão das abreviações. O envio de mensagens de texto contava com um limite de 160 caracteres. Isso acabou forçando que as pessoas reduzissem palavras para aproveitar os caracteres disponíveis.

Vai acabar?

A popularização dos smartphones e de serviços de mensagem via internet está acabando aos poucos com a relevância do serviço.

Em 2012, a consultoria Informa divulgou que pela primeira vez o número de mensagens trocadas via apps de mensagens (como o WhatsApp) superou o de mensagens de texto. O placar foi 19 bilhões (apps de mensagem) contra 17,4 bilhões (SMS).

Ainda assim, a tecnologia que viabiliza o SMS é usada para fins importantes. Vários sistemas de banco online dependem de códigos enviados via mensagem de texto para efetuar uma operação. Outra utilidade são os alertas de desastre do governo, que podem indicar se uma área poderá ser atingida por alagamentos ou deslizamentos.

Os apps de mensagem dependem de uma conexão à internet que, infelizmente, não tem cobertura em todos os lugares. Já o SMS necessita apenas de sinal de telefonia. Talvez, em um futuro não muito distante, as mensagens de texto convencionais deem lugar de vez para aplicativos como WhatsApp, Telegram e afins.

Que tal camuflar o encanamento do seu banheiro?

UOL Notícias