Topo

Quem é Athos Bulcão, o brasileiro homenageado no doodle do Google

Fabiana Uchinaka

Do UOL, em São Paulo

02/07/2018 11h22

Quem entrar na página do Google nesta segunda-feira (2) vai encontrar uma homenagem a um artista brasileiro: o carioca Athos Bulcão (1918-2008).

Bulcão, que completaria 100 anos hoje, ficou conhecido por seu trabalho com azulejos em prédios públicos e pontos turísticos do país e do exterior.

A animação do Google é inspirada em suas obras, que costumam ser marcadas pelas cores laranja, amarelo e azul. 

Athos Bulcão completaria 100 anos - Acervo Fundação Athos Bulcão - Acervo Fundação Athos Bulcão
Athos Bulcão completaria 100 anos
Imagem: Acervo Fundação Athos Bulcão

Ele era próximo de nomes como Oscar Niemeyer, Burle Marx, Paulo Mendes Campos e trabalhou como assistente de Cândido Portinari no painel de São Francisco de Assis da igreja da Pampulha, em Belo Horizonte, na década de 40.

Muitos de seus trabalhos famosos estão em Brasília, onde viveu grande parte da vida, como a mureta do hospital Sarah Kubitschek, o revestimento externo cúbico do Teatro Nacional e a sala de embarque do aeroporto. Seus azulejos podem ser vistos no Congresso Nacional, na Catedral de Brasília, no Palácio do Itamaraty, no Palácio do Jaburu, no Memorial JK, na Capela do Palácio da Alvorada...

Em 1943, Niemeyer lhe encomendou um projeto para os azulejos externos do Teatro Municipal de Belo Horizonte, obra que ficou inacabada.