Topo

Microsoft anuncia mudanças no Bloco de Notas depois de 30 anos

Marcelle Souza

Colaboração para o UOL

13/07/2018 17h19

Queridinho de muita gente, o Bloco de Notas é um dos programas “pré-históricos” do Windows, e já constava na primeira versão do sistema, em 1985. Desde então, pequenas correções foram feitas no programa, mas nada como as mudanças que a Microsoft resolveu anunciar nesta semana.

A atualização do Bloco de Notas está na versão 17713 (RS5) do Windows 10, ainda em fase de testes. Confira algumas das principais mudanças dessa versão, segundo a Microsoft:

  • Localizar: a ferramenta de pesquisa agora vai conseguir examinar o texto todo, e não mais a partir do ponto em que estava o cursor – como era até então. Além disso, toda vez que você selecionar uma palavra e abrir a pesquisa, o texto será preenchido automaticamente. A caixa de diálogo também vai lembrar os dados inseridos em buscas anteriores.

Bloco de notas ganha atualização após 30 anos - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

  • Zoom: outra novidade bem importante é o zoom no texto. A nova opção entrará no menu “Exibir” e qualquer alteração será mostrada na barra de status do Bloco de Notas. Para aumentar ou reduzir o conteúdo, será possível usar os comandos Ctrl + Plus, Ctrl + Minus e Ctrl + MouseWheel. Se você quiser restaurar o tamanho padrão, basta digitar Ctrl + 0.

  • Número de linhas e colunas: outra informação que entra na barra de status é o número de linhas e colunas, que aparecerá toda vez que a quebra de linha estiver ativada. Se você não quiser deixar os dados visíveis, basta alterar acessando o menu “Exibir”.

Além dessas novidades, a Microsoft disse que melhorou o desempenho ao abrir arquivos grandes no Bloco de Notas. O programa agora suporta Ctrl + Backspace para excluir a palavra anterior e as teclas de seta agora desmarcam o texto primeiro e depois movem o cursor.

A companhia também informou que, ao salvar um arquivo no Bloco de Notas, o número da linha e da coluna não é mais redefinido para 1. O programa ainda promete exibir corretamente linhas que não se encaixam totalmente na tela.