Topo

Deixe o seu Facebook seguro e dificulte a vida de quem não tem o que fazer

Siga estratégias para evitar ter fotos, senhas e dados roubados no Facebook - Getty Images
Siga estratégias para evitar ter fotos, senhas e dados roubados no Facebook Imagem: Getty Images

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

22/09/2018 04h00

Estar na internet é um verdadeiro ato de coragem quando consideramos os riscos que corremos de ter os nossos perfis invadidos. Seja lá por qual motivo, pessoas mal-intencionadas não se cansam de tentar roubar nossas informações.

Notícias sobre crimes assim não param de sair. Recentemente, o grupo do Facebook "Mulheres Unidas Contra o Bolsonaro" foi suspenso depois que o perfil de uma das moderadoras foi invadido. A blogueira do UOL Nina Lemos também teve seus perfis no Twitter, Facebook e Instagram hackeados.

Já explicamos aqui que está rolando uma invasão em massa de contas do Instagram.

Infelizmente, não há uma solução mágica para combater crimes assim. E vale dizer: o que alguns consideram uma "brincadeira" pode ser considerado um crime. Pelo menos existem algumas estratégias que podemos seguir para diminuir os riscos.

Se você seguir os passos abaixo, pode ter certeza que vai deixar a vida dos cibercriminosos bem mais difícil.

As dicas são para o Facebook, mas a maioria delas pode ser adotada em outras plataformas online.

Senhas difíceis

Eu sei, é chato demais ficar "horas" pensando em uma senha que seja diferente de datas de aniversário, nomes de familiares, amigos. Lembrar dela depois, então... Só que é melhor se esforçar um pouco que correr o risco de ter alguém se passando por você no Facebook.

Logo, criar uma senha que misture letras maiúsculas, minúsculas, caracteres e números ainda é uma das melhores formas de ficar seguro.

Existem alguns programas que até ajudam nessa tarefa. E, se a memória não ajudar muito, anote a senha e a mantenha em um lugar seguro, onde só você tenha acesso. Outra dica é mudar de tempos em tempos as senhas dos seus perfis. O seguro morreu de velho.

Não use sempre a mesma senha

Um costume comum —já segui muito essa linha, confesso— é usar a mesma palavra/frase para acessar contas emails, redes sociais e outros serviços online. O risco é enorme.

Se um hacker descobrir a sua senha, o estrago pode ser geral.

Por isso, especialistas recomendam que o usuário tenha uma senha para cada serviço. Evite usar, por exemplo, a mesma senha de email para acessar o seu perfil no Facebook.

Verificação em duas etapas

Esta dica é fundamental. Muitos serviços online, como o Facebook, dão a opção para que o login seja feito em duas etapas.

A primeira, em geral, envolve o usuário inserir o email e a senha. Quando essa primeira autenticação é feita, o sistema envia uma notificação com um código para o respectivo número do celular (que pode funcionar em um smartphone ou tablet compatível). Em outro caso, um código desse mesmo tipo pode ser enviado por email.

A partir daí é só inserir esse número informado e confirmar.

"A autenticação de dois fatores é um recurso de segurança que ajuda a proteger sua conta do Facebook, além da senha. Se você configurou a autenticação de dois fatores, será solicitado que você insira um código de login especial ou confirme sua tentativa de acesso todas as vezes que alguém tentar acessar o Facebook de um computador ou dispositivo móvel que não reconhecermos. Você também poderá receber alertas quando alguém tentar entrar na sua conta usando um computador que não reconhecemos", explica o Facebook em sua página de ajuda ao usuário.

Tenha antivírus instalado

Pesquise sobre programas de segurança para você usar em seu celular, tablet e computador. Existem versões gratuitas e podem ajudar bastante a proteger os seus aparelhos e, consequentemente, os seus perfis na internet.

Mantenha os sistemas operacionais atualizados

Independentemente se você acessa o Facebook do computador de casa, do trabalho ou do celular, jamais deixe de atualizar os sistemas operacionais dos dispositivos.

As empresas costumam lançar atualizações de segurança. Por isso, é uma camada extra de proteção.

Desconfie de mensagens estranhas

O WhatsApp já é um dos campeões no quesito disseminação de ameaças virtuais, mas o Facebook não fica atrás.

Por isso, desconfie imediatamente quando receber mensagens que possuam links. Na dúvida, não clique em nada. Caso a mensagem tenha erros de português, prometa coisas gratuitas ou tenha promoções incríveis, as suspeitas aumentam ainda mais.

Em casos assim, vá direto no site da empresa e verifique se existe alguma menção oficial sobre a possível promoção, por exemplo.

Fui hackeado(a) e preciso recuperar a minha conta

Caso você tenha tido o seu perfil roubado ou invadido, sigo estes passos:

1. Avise seus amigos e familiares, porque alguém pode entrar em contato com eles fingindo ser você.

2. Notifique o Facebook (ou qualquer rede social) de que você foi alvo de um golpe. Clicando na página da empresa voltada para casos assim. Ao clicar, algumas opções vão surgir, como "Encontrei uma conta que usa meu nome ou minhas fotos"; "Outra pessoa entrou na minha conta sem permissão", entre outras. Escolha a que mais atenda ao seu caso e selecione "Continuar".

Mais uma vez: é impossível garantir um perfil 100% seguro. Mas, quanto mais conseguirmos dificultar a vida do criminoso, melhor.

Golpes no WhatsApp: Tome cuidado ao clicar em promoções

UOL Notícias

Só Tilt Salva! Dicas para você aproveitar muito seu celular

Confira nossa página