Topo

Desafio da "estrela cadente": a moda agora é derrubar itens de luxo

A modelo Ekaterina Hubarenko publicou uma foto em que havia aparentemente tropeçado ao sair de um jatinho e deu início ao desafio "Estrela cadente" - Reprodução/Instagram
A modelo Ekaterina Hubarenko publicou uma foto em que havia aparentemente tropeçado ao sair de um jatinho e deu início ao desafio 'Estrela cadente' Imagem: Reprodução/Instagram

Helton Simões Gomes

Do UOL, em São Paulo

22/10/2018 13h45

Não é segredo que a ostentação é das formas para receber mais curtidas nas redes sociais. A nova moda na Rússia, Índia e China para fazer as inimigas morrerem de inveja é o desafio “Estrela cadente” (Falling Star), em que os jovens publicam fotos que os mostram no chão como se tivessem acabado de cair e suas coisas estivessem espalhadas no assoalho. O tombo simulado interessa menos do que está ao redor: jatinhos, dezenas de smartphones, pares de tênis, maços de dinheiro.

Não se engane achando que é uma tentativa de rir de si mesmos. Esses jovens querem angariar mais seguidores ostentando produtos cobiçados. As publicações mostram bolsas da Gucci, roupas da Supreme, veículos caríssimos, joias e tudo mais que possa indicar que levam uma vida de luxo.

VEJA TAMBÉM:

Poucos dias depois, jovens russos já publicavam fotos em que tropeçavam ao sair de carros esportivos ou iates e espalhavam equipamentos de golfe e sacolas de compras.

O desafio chegou à China, por onde se espalha pelo Weibo, uma espécie de “Twitter chinês”. Só que, por lá, não foram apenas usuários abastados que resolveram participar. Funcionários públicos e até empresas de tecnologia entraram na dança.

Militares, por exemplo, postaram fotos em que apareciam no chão, após terem tropeçado ao sair de jipes. No chão, espalhavam várias armas. A Xiaomi usou influenciadores digitais para mostrar seus vários smartphones. Já a DJI exibiu seus drones e câmeras.

O desafio já deixou as redes sociais e invadiu as ruas. Segundo o “South China Morning Post”, duas chinesas foram presas e multadas por parar em cima de uma faixa de pedestre porque queriam tirar fotos para o #fallingstars no meio de uma movimentada rua de Shanghai.

#??? #fallfashion #fallingstars

A post shared by wechat?ishare22 (@ishare_shop_studio)

on

#??? #fallfashion #fallingstars

A post shared by wechat?ishare22 (@ishare_shop_studio)

on