Topo

Como será a TV dos próximos anos? Evolução deve acontecer em 5 frentes

Nossa televisão evoluiu bastante nos últimos anos, mas muito vem por aí - iStock/Getty
Nossa televisão evoluiu bastante nos últimos anos, mas muito vem por aí Imagem: iStock/Getty

Fabiana Uchinaka

Do UOL, em São Paulo

17/11/2018 16h23

Desde que a televisão chegou ao Brasil, na década de 50, existiram duas grandes mudanças. Primeiro, a imagem mudou do preto e branco para o colorido. Depois, do analógico para o digital. A transição na qualidade da imagem e do som, que começou em 2007, hoje já atinge 80% dos lares brasileiros. 

E agora, qual será o próximo passo?

"Em até cinco anos teremos, não apenas 100% do território brasileiro adaptado à TV digital, mas também recursos de interatividade, HDR, 4K, áudio imersivo e EWBS em pleno funcionamento no Brasil", acredita José Marcelo Amaral, presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (Fórum SBTVD).

Um componente que deve ser incorporado em larga escala às TVs é o Ginga, um recurso que permite que o telespectador interaja com a programação -- por exemplo, em programas que envolvem votação do público, como um reality show.

"É a integração perfeita entre a programação aberta com recursos da internet", explica Amaral.

Outro recurso futurístico é o EWBS, sigla para Emergency Warning Broadcast System (ou sistema de transmissão de aviso de emergência). Com ele, é possível antever desastres naturais e avisar à população por meio de alertas sonoros ou visuais nos televisores.

A imagem também deve ficar melhor, com maior variedade de tons e luzes. Isso vem com a evolução do HDR e do 4K.

O HDR é responsável por uma maior gama de brilho e cores na tela, o que traz mais profundidade e realismo à imagem. Enquanto o 4K garante quatro vezes mais nitidez que a resolução Full HD, ou seja, você passa a enxergar mais detalhes daquilo que está vendo.

Em relação ao som, a transformação deve vir pelo áudio imersivo. Com ele, você terá um som cada vez mais parecido com o de cinema, que te dá a impressão de estar dentro da cena do filme.

$escape.getH()uolbr_geraModulos(‘embed-infografico’,‘/2018/como-escolher-a-melhor-tv-para-voce-1526493450667.vm’)