Topo

WhatsApp quer mostrar prévia dos vídeos recebidos na notificação do celular

Recurso tem sido testado para o sistema iOS da Apple - Getty Images
Recurso tem sido testado para o sistema iOS da Apple Imagem: Getty Images

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

24/11/2018 12h37

Você costuma receber muitos vídeos pelo WhatsApp? Se a resposta for sim, saiba que o serviço de mensagens tem testado exibir uma prévia do vídeo recebido já na notificação do celular. Assim, o usuário vai ter uma boa ideia de seu conteúdo sem precisar entrar na conversa específica.

Os testes estão sendo feitos na versão beta do aplicativo para usuários do iOS, sistema operacional da Apple, segundo o site Wabetainfo, que acompanha vazamentos sobre o WhatsApp e antecipa os testes que o aplicativo costuma fazer.

Segundo a publicação, a ideia é que todo mundo que usa o WhatsApp no iPhone ou iPad deve receber essa atualização em breve. Ainda não há uma previsão para isso acontecer no Android.

Em resposta a divulgação do teste, um internauta publicou no Twitter que sua esposa teve acesso a novidade e mostrou como funciona. Curiosamente, ele afirmou que ela era uma usuária “comum” e não fazia parte da versão beta.

O Wabetainfo argumentou que fez uma nova verificação e que apenas usuários da versão de testes do WhatsApp para o iOS é que conseguem visualizar a novidade. Talvez o recurso tenha sido habilitado por engano para a usuária.

De qualquer forma, o WhatsApp não confirma o teste. Por isso, devemos esperar para ver se isso será realidade mesmo ou não em breve.

Como saber as novidades do WhatsApp antes?

O programa de testes para iOS começou a valer no início de novembro -- há tempos ele já funcionava para Android e Windows Phone. 

Muita gente ainda não sabe, mas o WhatsApp sempre lança uma versão "beta" antes de liberar novidades do serviço para todo mundo.

A empresa faz isso para conseguir ter um feedback de desenvolvedores e usuários que estão no programa de testes. Tudo serve para ver se os recursos novos funcionam bem ou se precisam de melhorias.

Veja abaixo como entrar no programa de teste do WhatsApp para iOS:

  • Baixe o TestFlight da App Store;
  • Após instalar o serviço, clique aqui para requisitar a entrada no grupo de testes;
  • Depois de ser redirecionado até a área de testes do WhatsApp, clique em ?aceitar? para prosseguir;
  • Depois de aceitar o convite, você começará a testar as versões beta do WhatsApp para iOS; ela aparecerá na sua lista de apps a serem atualizados;
  • Quando você clica em instalar, o TestFligh irá te avisar que você pode perder seus dados; isso não ocorre de fato, mas é sempre bom fazer backup dos seus dados antes de usar uma nova versão de testes do WhatsApp.

$escape.getH()uolbr_geraModulos(‘embed-infografico’,‘/2018/tag-page-whatsapp-1527257908908.vm’)