Topo

Como vai funcionar o celular dobrável da Samsung? Patente revela detalhes

Smartphone dobrável da Samsung se abre e revela telona na parte de dentro - Reprodução
Smartphone dobrável da Samsung se abre e revela telona na parte de dentro Imagem: Reprodução

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

02/12/2018 10h46

A Samsung já anunciou que irá lançar no próximo ano o seu primeiro celular com uma tela dobrável, mas revelou pouco de como ele vai funcionar. Até agora. Uma nova patente, obtida pelo site Phone Arena, dão alguns interessantes detalhes do funcionamento interno do novo tipo de smartphone.

O smartphone descrito na patente usa, na verdade, duas telas sem bordas lado a lado que, quando o celular está aberto, dão a impressão de ser uma única tela sem limites entre ambas. Dessa forma, o celular descrito não seria na verdade um único display enorme que se dobraria - é possível também que a marca esteja trabalhando com dois modelos diferentes.

Veja também:

No aspecto funcional, parece que o smartphone funciona exatamente como o reportado anteriormente para o futuro Galaxy F, como é chamado o aparelho dobrável da marca por sites internacionais.

A interface do usuário da Samsung colocará dados mais relevantes no lado esquerdo do smartphone. Isso ocorre para que o lado direito da tela seja destinado a vídeos e afins.

Patente dá mais detalhes do novo celular dobrável da Samsung - Reprodução - Reprodução
Patente dá mais detalhes do novo celular dobrável da Samsung
Imagem: Reprodução

Além disso, o dispositivo descrito na patente conta com uma terceira tela, que será usada pelo usuário quando o smartphone estiver fechado - assim como mostrado pela Samsung no palco de sua conferência para desenvolvedores. Essa tela encolheria o conteúdo do display maior para que tudo caiba sem problemas.

A patente ainda detalha as supostas câmeras do dispositivo. Segundo o documento, o celular dobrável contaria com duas câmeras traseiras e outra separada usada para selfies .

Aliás, pode comemorar: o dispositivo também contaria com a entrada P2 para fone de ouvido, contrariando a tendência atual da maioria das fabricantes.

Por enquanto, não dá para saber se é esse exatamente o smartphone que será lançado no ano que vem. No início de novembro, a Samsung mostrou um protótipo no palco, mas não houve muitos detalhes sobre como o sistema funcionaria - a companhia apenas citou as tecnologias de display que tornaram possíveis uma tela dobrável.

Muito além do Galaxy: os bastidores do império da Samsung

Leia mais